22.5 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Escravidão moderna é tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial da Paz 2015

- Publicidade -

28/08/2014 06h00

O Vaticano divulgou a mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial da Paz, comemorado no dia 1º de janeiro. O tema de 2105 será ‘Não mais escravos, mas irmãos’ e destaca as formas de escravidão moderna.

O comunicado da Sala de Imprensa esclarece que a respeito do tema da mensagem é comum a compreensão que este é “um fato do passado”, mas ao contrário, afirma que “esta praga social continua muito presente no mundo de hoje”.

A paz acontece quando as pessoas vivem como irmãos e irmãs, esse é o grande apelo da mensagem do Santo Padre. “Uma vez que todos são filhos de Deus, os seres humanos são irmãos e irmãs com uma igual dignidade.

A escravatura representa um golpe de morte para uma tal fraternidade universal e, por conseguinte, para a paz. Na verdade, a paz existe quando o ser humano reconhece no outro um irmão ou irmã com a mesma dignidade”, destaca o comunicado.

As diversas formas de escravidão como o tráfico de seres humanos, o comércio dos migrantes, a prostituição, o trabalho escravo, estão presentes na mensagem. Segundo o comunicado, essas “formas abomináveis” persistem no mundo atual desencadeadas pela ganância econômica e corrupção.

“A escravatura é uma terrível ferida aberta no corpo da sociedade contemporânea, é uma chaga gravíssima na carne de Cristo! Para a combater eficazmente, há que reconhecer acima de tudo a inviolável dignidade de cada pessoa.

Além disso, importa ancorar firmemente esse reconhecimento na fraternidade, que exige a superação de todas as desigualdades, as quais permitem que uma pessoa escravize outra.

É-nos ainda pedido que o nosso agir seja próximo e gratuito para promover a libertação e inclusão para todos. O objetivo a alcançar é a construção de uma civilização fundada sobre a igual dignidade de todos os seres humanos, sem qualquer discriminação.

Para isso, é necessário o compromisso da informação, da educação, da cultura em favor de uma sociedade renovada e que se assinale pela liberdade, pela justiça e, logo, pela paz”, destaca trecho da mensagem.

Segundo o relatório ‘The Global Slavery Index 2013′, da organização não-governamental Walk Free, estima-se que atualmente 28,9 milhões de pessoas são forçadas a viver em regime de escravidão em todo o mundo.

A ideia de que a escravidão foi abolida há anos contrasta com o número de pessoas que sofrem com essa violência na atualidade, que é maior do que o número de pessoas que foram retiradas da África para a América entre os séculos 17 e 19. A escravidão moderna é um negócio altamente rentável.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, o lucro com esse mal social chega a R$ 32 bilhões todos os anos.

A Mensagem do Papa é enviada todos os anos aos Ministros dos Negócios Estrangeiros de todo o mundo e indica também a linha diplomática da Santa Sé para o ano que se inicia.
(News.va e site da organização Walk Free / A12)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights