22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ex-gerente aponta irregularidades e incentiva colegas a denunciarem. Veja vídeo

- Publicidade -

22/12/2014 08h07 – Atualizado em 22/12/2014 08h07

Ex-gerente aponta irregularidades e apela a colegas para que denunciem – Veja o vídeo

Em rede nacional, ela afirma que alertou Foster

Globo.com

A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirma que informou, pessoalmente, à presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos de diversos setores da companhia, quando a executiva era diretora de Gás e Energia.

Em entrevista exclusiva ao Fantástico, exibida ontem, Venina contou que “percebeu que havia irregularidades” em 2008 e que, desde então, reportou problemas aos superiores, entre eles o gerente-executivo, diretores e a atual presidente.

A documentação com as denúncias da gerente, que está afastada, foi entregue ao Ministério Público, que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras e que resultou na Operação Lava Jato.

A ex-gerente negou ter participado de “esquemas” na Petrobras e disse que “vai até o fim” nas denúncias. Ela afirma que outros funcionários da empresa possuem conhecimento das irregularidades. E fez um apelo para que todos eles sigam seu exemplo e também denunciem o que sabem sobre o esquema de corrupção na estatal.

Segundo ela, as irregularidades eram de vários tipos: pagamentos por serviços não-prestados, contratos aparentemente superfaturados, negociações em que eram solicitadas comissões para as pessoas envolvidas e uma série de problemas que feriam o código de ética e os procedimentos da empresa. Segundo Venina, havia o “esquartejamento” de projetos para dificultar a fiscalização.

A ex-gerente assegurou que Graça Foster foi informada das irregularidades não só por email, mas, também, pessoalmente. “Num primeiro momento, em 2008, como gerente-executiva, eu informei ao então diretor Paulo Roberto Costa, informei a outros diretores como a Graça Foster, e em outro momento, como gerente-geral, eu informei aos meus gerentes-executivos, José Raimundo Brandão Pereira e o Abílio [Paulo Pinheiro Ramos], que era meu atual gerente-executivo. Informei ao diretor [José Carlos] Cosenza (…) Informei ao presidente [José Sérgio] Gabrielli. Informei a todas a pessoas que eu achava que poderiam fazer alguma coisa para combater aquele processo que estava se instalando dentro da empresa”, afirmou.

Na época, Graça Foster era diretora de Gás e Energia. Ela assumiu o atual cargo em fevereiro de 2012, substitutindo Sérgio Gabrielli, que estava no cargo desde julho de 2005.

“Eu estive com a presidente [Graça Foster] pessoalmente quando ela era diretora da área de Gás e Energia. Naquele momento, nós discutimos o assunto. Foi passado uma documentação pra ela sobre o processo de uma denúncia na área de comunicação. Depois disso, a gente (…) ela teve acesso a essas irregularidades nas reuniões da diretoria-executiva”, declarou Venina Velosa. “Em nenhum momento, se não houve a compreensão daquilo do que eu estava falando, fui chamada a dar esclarecimento a respeito do assunto”, acrescentou.


https://youtube.com/watch?v=3OHYIGCsDAc

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights