28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Extrema pobreza cai 18,1% entre pessoas negras

- Publicidade -

24/11/2015 07h00

Dados do IBGE mostram, ainda, que 10,7% das pessoas negras saíram da pobreza entre 2013 e 2014.

Conheça história de três estudantes negros que entraram na universidade federal pela Lei de Cotas
Entre 2013 e 2014, 18,1 % das pessoas negras superaram a extrema pobreza e outros 10,7% saíram da pobreza.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na sexta-feira (20), reforça a importância das políticas públicas para a superação da extrema pobreza entre a população negra.

Do total de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), 67% são chefiadas por negros. Já no Bolsa Família, 10,3 milhões dos responsáveis são negros, o que representa 75% do total.

Com o Plano Brasil Sem Miséria, mais de 332 mil beneficiários negros do Bolsa Família se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEIs) – 63% do total. E 78% das operações de microcrédito produtivo do Programa Crescer foram realizadas por negros.

Com o Plano Brasil Sem Miséria, mais de 332 mil beneficiários negros do Bolsa Família se formalizaram como Microempreendedores Individuais (MEIs) – 63% do total

No campo, as famílias passaram a ter acesso assistência técnica e acesso à água. São 166,3 mil famílias chefiadas por negros que estão recebendo apoio para ampliar a produção e melhorar a renda. Além disso, 66% das cisternas implantadas para captação pluvial para consumo humano e 84% das entregues para irrigação foram para famílias negras.

Os extrativistas, assentados e ribeirinhos também foram beneficiados com as ações do Brasil Sem Miséria. O Bolsa Verde deu a oportunidade para que 89% das famílias chefiadas por negros foram beneficiadas para continuar produzindo e conservando o meio ambiente.

A população negra também tem o apoio da Rede de Assistência Social. São 8.107 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), presentes em 99,4% dos municípios brasileiros, 2.315 unidades dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e 294 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP).(Portal Brasil, com informações do MDS)

Do total de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, 67% são chefiadas por negrosFoto: Sérgio Amaral/MDS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-