18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fim do sinal analógico começa a ser divulgado

- Publicidade -

14/04/2015 14h28

Anatel estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital.

Os telespectadores do Distrito Federal (DF) e entorno, e da cidade goiana de Rio Verde começaram a ser avisados, na semana passada, sobre o desligamento do sinal analógico da TV e a substituição pelas transmissões digitais. O desligamento para estas localidades está previsto para acontecer a partir do dia 3 de abril de 2016.

Com o desligamento da TV analógica, a programação aberta ficará disponível apenas em formato digital, o que vai melhorar a qualidade de som e imagem da programação.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital.

Pelo cronograma previsto, este ano começam as transmissões exclusivamente digitais nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO) e do Rio de Janeiro (RJ). O desligamento do sinal analógico deve atingir 30 milhões de famílias.

Quem já tem um aparelho de televisão digital deve instalar a antena para receber o sinal digitalizado. Os que têm aparelhos mais antigos deve instalar a antena e um aparelho conversor, que pode custar menos de R$ 100, segundo a Anatel.

“A palavra de ordem é incluir todos os brasileiros nessa nova televisão digital, com melhor qualidade de som e imagem.

Para isso, temos trabalhado com a indústria e com o varejo para que haja promoções e disponibilidade de equipamentos, para atendimento de toda a população com a compra de equipamentos e antenas e com a capacidade necessária para assistir à televisão digital, no Brasil”, disse o conselheiro da Anatel Rodrigo Zerbone.

O desligamento do sinal analógico será feito a partir do momento em que o sinal digital esteja disponibilizado a, no mínimo, 93% dos domicílios da região.

A população de cada localidade será informada do desligamento um ano antes que ele ocorra, com inserções diárias na programação televisiva.

É o que começou a ocorrer na quarta-feira (8) no Distrito Federal e na cidade goiana de Rio Verde: a letra A vai aparecer no alto da tela da TV para indicar que o canal ainda é analógico.

Uma tarja com informações como a data do desligamento e as formas de tirar dúvidas sobre o fim das transmissões analógicas também será veiculada.
(Agência Brasil)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights