26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Maio amarelo terá ações em boa parte dos estados brasileiros

- Publicidade -

02/05/2015 18h00

Em 2014, mais de 350 entidades, empresas e órgãos governamentais apoiaram o movimento.

O próximo mês é dedicado ao movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

A escolha pelo mês é motivada pela proposta da ONU quando decretou, em 11 de maio de 2011, a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

A intenção do movimento é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, engajar o público-alvo em ações e divulgar informações.

A coordenadora do Maio Amarelo, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Natalia Gradin, afirma que o movimento, que está em seu segundo ano, já registra atividades programadas para boa parte dos estados, mas o mais importante é que as ações venham acompanhadas de mudanças de atitudes no transitar diário.

“O movimento tem um objetivo comum que é diminuir o número de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. As pessoas precisam entender que a responsabilidade para um trânsito mais seguro depende de todos”, afirma.

O diretor de Marketing da Perkons e especialista em gestão de trânsito e mobilidade urbana, Luiz Gustavo Campos, acredita que iniciativas como o Maio Amarelo são essenciais para conscientizar e chamar a atenção da sociedade para o alto número de vítimas de acidentes de trânsito. “A Perkons apoia o movimento.

Esse é um momento importante para que todos possam pensar nas ações para melhoria do cenário que temos, mas é preciso que a mudança de comportamento também seja perceptível ao longo da Década.”, destaca.

Atividades programadas

O deputado federal Hugo Leal, autor da Lei Seca e envolvido nas lutas relacionadas ao trânsito, destaca que as ações são voluntárias, ou seja, cada um realiza o que estiver ao seu alcance junto ao público que conseguir.

“Algumas entidades estão programando caminhadas durante o mês de maio, outras já preparam o laço amarelo para vestir.

Também sabemos que muitos estão se empenhando em confeccionar camisetas, materiais educativos, enfim, muita mobilização para que o trânsito seja motivo de conversas, conscientização e tudo isso se transforme em uma grande mudança de comportamento”, explica.

Para o deputado, a conscientização é a maior arma para mudar a realidade do trânsito no Brasil. “O mais importante é avaliarmos nosso comportamento em trânsito para que possamos entender que fazemos sim, parte do problema, mas também da solução. O mês de maio tornou-se para nós a hora da mobilização.”, acrescenta.

Em 2014, mais de 350 entidades, empresas e órgãos governamentais apoiaram o movimento. Mais de um milhão de pessoas foram impactadas pelas redes sociais. Foram registradas ações em oito países de três continentes.

Para este ano, o movimento lançou um novo site onde o internauta pode acompanhar todos os eventos programados e também enviar ações para serem divulgadas.(Assessoria de Imprensa Perkons)

Assessoria de Imprensa Perkons

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-