Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
04/05/2012 10h33 - Atualizado em 04/05/2012 10h33

Audiência debaterá legislação sobre acesso a recursos genéticos

 

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional vai realizar audiência pública para debater a necessidade de uma nova legislação sobre o acesso a recursos genéticos.

A iniciativa do debate, ainda sem data marcada, é do deputado Henrique Afonso (PV-AC).

Atualmente, o tema é regulado pela Medida Provisória 2.186-16/01. A MP instituiu o Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Cgen), responsável pela aprovação dos projetos de pesquisa que envolvam o acesso a recursos genéticos em território nacional.

De acordo com Henrique Afonso, os críticos argumentam que a MP burocratiza o acesso aos recursos genéticos e cria dificuldades para o desenvolvimento de pesquisas científicas.

Já os defensores da MP afirmam que ela é necessária para coibir a biopirataria e assegurar a justa repartição dos benefícios oriundos do uso comercial dos recursos genéticos.

Segundo Afonso, o governo federal vem negociando há anos uma nova legislação para regular a matéria. Ele lembra que já houve, inclusive, uma consulta pública para discutir um anteprojeto de lei a ser elaborado pelo governo.

“A nova lei é aguardada por cientistas, empresas e comunidades tradicionais, mas, até o momento, a questão não foi resolvida.

Por isso, é fundamental retomar a discussão da matéria para avançar uma solução no Congresso Nacional”, afirma Afonso.(Agência Câmara de Notícias)

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

Expediente | Anunciar no site | Trabalhe Conosco | Contato

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo