21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Córrego Laranja Doce recebe ação ambiental no domingo

- Publicidade -

19/09/2014 14h20 – Atualizado em 19/09/2014 14h20

Dourados Agora

Uma ação ambiental celebra, no domingo, dia 21, em Dourados, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, programa internacional de educação ambiental, que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. O evento é idealizado pela ONG americana “The Ocean Conservancy” e, em Dourados, as ações vão se concentrar no córrego Laranja Doce.

Várias entidades vão participar das ações em Dourados, que tem a Justiça Federal como organizadora do evento. “Convidamos a sociedade a abraçar essa causa, de defesa do meio ambiente”, diz o juiz federal substituto, Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva.

Dourados é a única cidade do Estado que receberá a ação mundial. Assim como muitas cidades brasileiras, o município repete problemas de desmatamentos, escoamento de dejetos agrícolas e domésticos nos córregos.

O córrego Laranja Doce, por exemplo, que nasce numa reserva indígena e segue margeando a zona urbana e rural da cidade desaguando no Rio Brilhante, sofre com a ação humana. Próximo às nascentes do córrego são facilmente encontrados plásticos, latinhas de bebida e lixo em geral.

De acordo com o juiz, a participação no evento é voluntária e tem a proposta de chamar a atenção da população sobre o destino do lixo e para a preservação do meio ambiente.

Atividades

Para colaborar com a campanha de conscientização haverá oficinas de combate ao desperdício, de reciclagem, palestra sobre o descarte de resíduos e uso de produtos biodegradáveis.

Durante a manhã, haverá brincadeira para crianças com um grupo de escoteiros, distribuição de material didático, oficina de bike turismo, stands de direito ambiental, doação de mudas para plantio, aferição de pressão arterial, stands recolhendo baterias usadas e ainda a palestra sobre agricultura e recursos hídricos – consequências da contaminação com agrotóxicos com a Embrapa e outra palestra com o ativista da Ong Divers for Sharks, Paulo Guilherme Pinguim.

As atividades serão concentradas na sede do Grupo de Escoteiros Laranja Doce, no BNH 3° Plano. Entre as oficinas de destaque estão as de uso racional do material de expediente, separação do lixo doméstico, compostagem de restos orgânicos, separação e destinação ideal dos materiais não orgânicos, orientação sobre utilização de tijolos ecológicos e uma de comédia stand up.

O resultado da ação não será apenas a limpeza do córrego e, sim, a conscientização ambiental da comunidade. “Vamos externar nossa preocupação ambiental em um ato concreto”, finaliza o juiz federal Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva.

O córrego Laranja Doce, por exemplo, que nasce numa reserva indígena e segue margeando a zona urbana e rural da cidade desaguando no Rio Brilhante, sofre com a ação humana. Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights