32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

El Niño prejudicará lavouras de café do Brasil

- Publicidade -

22/05/2015 12h14

O fenômeno climático El Niño deve ser mais forte no final neste ano e afetará principalmente lavouras como café, arroz, açúcar e cacau.

Essa é a previsão de alguns cientistas britânicos que apontam para um possível aumento de secas e enchentes em várias regiões do mundo. As secas mais severas devem ser no oeste da África, na Austrália e na Índia.

Já no Brasil, os cientistas dizem que as lavouras de café estão ameaçadas. Para o professor Adam Scaife, da agência metereológica britânica Met Office, a probabilidade de haver um El Niño de efeito pelo menos “moderado” é de 70%.

“Há uma concordância nos principais centros de previsão de metereológica de que ele está vindo,” analisou Scaife em entrevista ao site da BBC.

Se o efeito persistir ao longo do ano, há risco de aumento severo dos preços de algumas commodities. “Geralmente o El Niño traz uma consequência global no preço dos alimentos.

Tende a ter um aumento de 5% a 10% em média em coisas como café, soja e cacau [neste ano],” disse o doutor Nick Klingaman, que é pesquisador sênior da University of Reading.

Alguns metereologistas temem que o fenômeno neste ano seja parecido com 1997 e 1998, quando foi particularmente extremo, mas ainda não podem afirmar com precisão o quão severo será no ano de 2015.
(Agrolink)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights