19.1 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Mascote oficial da Copa 2014 será anunciado neste domingo

- Publicidade -

15/09/2012 07h00

Estima-se que o tatu-bola seja o escolhido, não só por estar em risco de extinção, mas por sua forma de proteção que lembra uma bola

Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, estima-se que o tatu-bola seja o mascote do mundial.

O mascote oficial da Copa do Mundo de 2014 será anunciado neste domingo (16), durante programa noturno da televisão aberta.

A informação foi divulgada pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) em nota ao Comitê Organizador Local (COL).

Segundo afirma a nota, os organizadores da competição estão satisfeitos com a repercussão que o tema ganhou na imprensa brasileira.

“Estamos contentes em ver que a mascote já está começando a encontrar o público em algumas das sedes.

Também estamos ansiosos para dar ao povo brasileiro e ao mundo todo a oportunidade de conhecer mais sobre a mascote durante a preparação para o evento de 2014”, diz o texto.

Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, estima-se que o tatu-bola – cujo nome científico é Tolypeutes tricinctus – seja o mascote do mundial, cuja ideia partiu de uma Organização Não Governamental (ONG) do Ceará chamada Associação Caatinga.

Esta espécie da fauna brasileira, natural dos biomas cerrado e caatinga, figura na lista vermelha das espécies em risco de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A escolha do tatu-bola se deu porque, ao se defender, ele se fecha em forma de bola, protegendo as partes moles do corpo no interior da carapaça rígida.

O tatu-bola é a menor e menos conhecida das 11 espécie de tatu, embora esteja presente em dois biomas.

Durante a época de acasalamento, observa-se mais de um macho acompanhando uma mesma fêmea, o que facilita a captura de vários exemplares por vez.

As fêmeas produzem, por ninhada, somente um ou dois filhotes. A espécie alimenta-se de cupins, formigas, areia e material vegetal.

Estudo recentes mostram que o tatu-bola sofreu um declínio superior a 30% ao longos dos últimos 12 anos. Segundo o MMA, as principais ameaças à sua sobrevivência são a caça, a agricultura, a redução dos seu habitat e os assentamentos rurais.

A ideia, segundo o secretário-executivo da Associação Caatinga, Rodrigo Castro, é aproveitar o momento para converter essa publicidade em benefício à biodiversidade da caatinga e do cerrado.

História

Segundo a Fifa, o primeiro mascote oficial apareceu na Copa do Mundo realizada na Inglaterra em 1966 e se tratava de um leão, chamado Willie, que se vestia com as cores da bandeira do país-sede.

Já o último mascote escolhido também foi um felino: o leopardo Zakumi, anunciado para a edição do da África do Sul.

Confira a lista de mascotes

Inglaterra (1966) – Willie (leão); México (1970) – Juanito (menino); Alemanha Ocidental (1974) – Tip e Tap (dois meninos); Argentina (1978) – Gauchito (menino jogador de futebol); Espanha (1982) – Naranjito (laranja); México (1986) – Pique (pimenta); Itália (1990) – Ciao (jogador montado com blocos de armar); EUA (1994) – Striker (cão); França (1998) – Footix (galo); Coreia do Sul/Japão 2002 – Ato, Kaz e Nik (figuras futuristas); Alemanha (2006) – Goleo VI e Pille (leão e bola falante); África do Sul (2010) – Zakumi (leopardo).

Bola da Copa

No último dia 3 de setembro, foi anunciado o nome da bola da Copa 2014 – Brazuca – que foi escolhido através de votação realizada pela internet.

Esta foi a primeira vez que os torcedores puderam opinar sobre o nome da bola oficial, cujas opções eram: Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca.

A enquete durou três semanas e teve mais de 1 milhão de participantes. Destes, 77,8% votaram no nome Brazuca; 14,6% preferiram Bossa Nova; e 7,6% dos internautas escolheram o nome Carnavalesca.

Para a Fifa, o nome Brazuca, além de informal, é utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do País, simbolizando emoção, orgulho e boa vontade, de forma semelhante à abordagem local ao futebol.

Portal da Copa / Portal Brasil / Ministério do Meio Ambiente / Instituto Chico Mendes de Conversação da Biodiversidade)

 Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, estima-se que o tatu-bola seja o mascote do mundial:Foto Divulgação/Ministério de Meio Ambiente

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights