19/03/2012 15h06 - Atualizado em 19/03/2012 15h06

Outono começa com maior frequência de nevoeiros na região sul do Estado

 

Envie seu Comentário

De acordo com as informações da meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), Cátia Braga, o outono iniciou nesta terça-feira (20), à 1 hora e 14 minutos da madrugada (horário de MS) com término dia 20 de junho.

Cátia explica que Equinócio de Outono é o momento em que o sol estará iluminando de maneira igual nos dois hemisférios da terra, ou seja, passando pela linha imaginária do Equador.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), ou seja, dias e noites são quase iguais em duração.

Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas na região sul de MS.

As temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio.

Segunda Braga, a influência das frentes frias no trimestre abril/maio/junho começa a ser mais sentida com eventos que trazem a passagem de massas de ar de origem polar que costumam provocar brusca queda na temperatura.

“Haverá ocorrência de períodos quentes alternados com a passagem dos sistemas frontais”, avisa a meteorologista do Cemtec.

Ela explica que neste período começa a haver o predomínio de dias mais ensolarados com maior variação diária na temperatura (amplitude térmica) e também com umidade baixa no período da tarde, muitas vezes com índices abaixo de 30% no período da tarde.

Menor temperatura

Curiosidades: segundo os dados históricos a menor temperatura registrada no período do outono foi dia 5 de junho de 1988, em Ponta Porã: -8°C.

A menor temperatura registrada no outono de 2011 foi dia 28 de junho, Amambai, 2°C negativos (já na estação inverno).

No dia anterior a estação meteorológica registrou 1°C negativo. A segunda temperatura mais baixa foi em maio 4,9°C em Rio Brilhante.

Maior temperatura

Em relação com a temperatura máxima em 2011, Itaquiraí registrou a maior temperatura do outono 35,4°C, no mês de março.

Em abril Corumbá registrou 34,9°C. Em maio Porto Murtinho registrou a máxima de 33,3°C. Em junho a estação meteorológica registrou 34,4°C para Aquidauana.

Menor Umidade do Ar

A menor umidade registrada no outono passado foi em Ponta Porã, 14 %, dia 10 de abril, estando, portanto, no estado de alerta. Em junho Chapadão do Sul também esteve no estado de alerta com umidade de 16 %.

Umidade Relativa do Ar

Entre 12 e 20% - estado de Alerta

Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção

Abaixo de 12% - estado de Emergência

(Cemtec/MS)

Envie seu Comentário