Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
19/03/2012 15h06 - Atualizado em 19/03/2012 15h06

Outono começa com maior frequência de nevoeiros na região sul do Estado

 

Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

De acordo com as informações da meteorologista do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), Cátia Braga, o outono iniciou nesta terça-feira (20), à 1 hora e 14 minutos da madrugada (horário de MS) com término dia 20 de junho.

Cátia explica que Equinócio de Outono é o momento em que o sol estará iluminando de maneira igual nos dois hemisférios da terra, ou seja, passando pela linha imaginária do Equador.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), ou seja, dias e noites são quase iguais em duração.

Sendo uma estação de transição entre o verão e inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas na região sul de MS.

As temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio.

Segunda Braga, a influência das frentes frias no trimestre abril/maio/junho começa a ser mais sentida com eventos que trazem a passagem de massas de ar de origem polar que costumam provocar brusca queda na temperatura.

“Haverá ocorrência de períodos quentes alternados com a passagem dos sistemas frontais”, avisa a meteorologista do Cemtec.

Ela explica que neste período começa a haver o predomínio de dias mais ensolarados com maior variação diária na temperatura (amplitude térmica) e também com umidade baixa no período da tarde, muitas vezes com índices abaixo de 30% no período da tarde.

Menor temperatura

Curiosidades: segundo os dados históricos a menor temperatura registrada no período do outono foi dia 5 de junho de 1988, em Ponta Porã: -8°C.

A menor temperatura registrada no outono de 2011 foi dia 28 de junho, Amambai, 2°C negativos (já na estação inverno).

No dia anterior a estação meteorológica registrou 1°C negativo. A segunda temperatura mais baixa foi em maio 4,9°C em Rio Brilhante.

Maior temperatura

Em relação com a temperatura máxima em 2011, Itaquiraí registrou a maior temperatura do outono 35,4°C, no mês de março.

Em abril Corumbá registrou 34,9°C. Em maio Porto Murtinho registrou a máxima de 33,3°C. Em junho a estação meteorológica registrou 34,4°C para Aquidauana.

Menor Umidade do Ar

A menor umidade registrada no outono passado foi em Ponta Porã, 14 %, dia 10 de abril, estando, portanto, no estado de alerta. Em junho Chapadão do Sul também esteve no estado de alerta com umidade de 16 %.

Umidade Relativa do Ar

Entre 12 e 20% - estado de Alerta

Entre 20 e 30% é considerado estado de Atenção

Abaixo de 12% - estado de Emergência

(Cemtec/MS)


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo