28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

PMA multa em R$ 4,5 mil trio que perseguiu e filmou sucuri; veja vídeo

- Publicidade -

18/09/2014 16h13 – Atualizado em 18/09/2014 16h13

DA, com Campo Grande News

A PMA (Polícia Militar Ambiental) multou, no início da tarde desta quinta-feira, o trio que perseguiu uma sucuri e filmou toda a ação no Rio Santa Maria, em Maracaju. A multa aplicada foi de R$ 1,5 mil para cada um dos três envolvidos na situação, que vão sofrer, ainda, processo por crime ambiental, segundo informou o advogado do grupo.

Diante da autuação, as três pessoas poderão recorrer administrativamente ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), que define o valor final. O processo criminal corre na Polícia Civil, que, conforme a PMA informou, neste caso analisará o vídeo. A pena prevista pode chegar a 1 ano e meio de detenção, normalmente convertido em prestação de serviços à comunidade.

De acordo com a legislação, é crime matar, caçar, apanhar ou perseguir espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. O major das PMA Edmilson Queiroz, mesmo que a punição seja leve, casos desse tipo servem de alerta para que a população perceba que é crime mexer com animais dessa forma. “O animal tem que ficar quieto no canto dele”, define.

Mas, para o advogado responsável pela defesa dos envolvidos, Amilton Ferreira de Almeida, não houve crime. “As imagens mostram que eles não tiveram intenção de praticar crime. Para ser crime, tem que haver a vontade livre e consciente da conduta criminosa”, defende.

“Eles queriam mostrar como é a natureza, mostrar para todos como é o comportamento do animal, mas não tiveram maldade. Houve culpa, sim, negligência e imprudência, mas não dolo”, completa. Segundo o advogado, o trio está muito arrependido porque eles não tinham ideia de que o vídeo geraria tal repercussão. “Eles queriam que dessem repercussão positiva, mas não negativa”, afirma.


https://youtube.com/watch?v=d4yTG960lME

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-