21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sucuri é encontrada com lacre enroscado ao corpo

- Publicidade -

13/06/2014 15h22 – Atualizado em 13/06/2014 15h22

Sucuri é encontrada no Parque Arnulpho com lacre de tampa de galão enroscado ao corpo

Flávio Verão, com assessoria

Um filhote de sucuri de 2,6 metros foi encontrado na manhã de hoje no Parque Arnulpho Fioravanti com um lacre de tampa de galão enroscado ao corpo, impedindo o animal de se alimentar e crescer. “É um objeto simples, que poderia estar no lixo, veio parar aqui e estava prejudicando a vida no lago”, disse diretor-presidente do Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam), Rogério Yuri Farias Kintschev.

A cobra foi encontrada durante ação de limpeza da prefeitura no lago do parque Arnulfo Fioravante. O trabalho, feito rotineiramente após o período de chuvas, mobilizou 50 pessoas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e do Imam.

Para a realização do trabalho foi utilizado um barco para remover os restos de lixo que boiam na água e para chegar às margens de difícil acesso. Nesta semana o Dourados Agora esteve no local e constatou que o lago e o seu entorno estão abarrotados de garrafas pet, isopor, latas. O cenário é desolador em razão do Parque estar localizado numa região privilegiada, aos fundos do shopping, e por abrigar fauna e flora.

Segundo o IMAM, os resíduos que se acumulam no Parque são carregados pela água da chuva que chega ao lago através de um dissipador de águas pluviais, canal que recebe a água dos bueiros e galerias. Dessa forma, após um período chuvoso o local fica abarrotado de lixo, sendo necessário um mutirão para limpar o local.

De acordo com o Imam, o serviço é feito também nos outros dois parques da cidade que recebem água de galerias pluviais. É o caso do Rego D’água, que já recebeu o serviço de limpeza, e do Antenor Martins, que será limpo assim que o trabalho no Arnulfo Fioravante for finalizado.

Equipes do Imam e da Semsur limpa o lago do Parque Arnulfo FioravanteFotos: A. Frota

A falta de conscientização da população é o principal entrave pela sujeira no parque, segundo presidente do Imam. “O que está aqui é o lixo que as pessoas jogam dentro dos bueiros ou no meio da rua, e que acaba sendo carregado pela chuva”, garante. Ainda de acordo com ele, será realizado um reflorestamento nos parques da cidade.

Parque Arnulpho

Dividido em duas áreas, o Parque Arnulpho tem como entrada principal pela Rua Coronel Ponciano. A outra está localizada ao lado das sedes da Guarda Municipal, Instituto do Meio Ambiente e Polícia Militar Ambiental, instalados no interior do parque, com entrada pela rua Joaquim Teixeira Alves.

Na primeira área o cenário é mais desolador. A casa da administração, onde também abriga banheiros (toda em ruína) sempre é invadido por mendigos. O rastro de sujeira está por todos os lados. A quadra de esportes está cheia de buracos e os bancos ao redor estão quebrados. O problema se arrasta por mais de uma década.

Mas é do outro lado (entrada pela Joaquim Teixeira Alves) que o Parque abriga suas belezas naturais, devido a presença do lago. Cerca de 200 capivaras vivem no local e de vez em quando escapam para a rua, devido a ação de vândalos que arrombam o cercado do Parque.

Ainda desse lado, o parque abriga dois campos de futebol. Em um deles havia escolinha com prática de esportes. Porém, um trator arou o gramado, impedindo o desenvolvimento de qualquer tipo de modalidade esportiva.

(Com informações da assessoria da prefeitura)

Parque abriga cerca de 200 capivaras; estrutura está depredada há mais de uma décadaFotos: Hedio Fazan

Técnicos do Imam retiram lacre de plástico que estava preso no corpo de sucuri encontrada no lagoCrédito: A. Frota

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights