22.2 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Audiência discute vinhaça, pivô da mosca de estábulo

- Publicidade -

15/10/2014 17h31 – Atualizado em 15/10/2014 17h31

Audiência discute vinhaça, agente principal da mosca de estábulo

Dourados Agora

A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural) do Ministério Público Federal e a Procuradoria da República no Município de Dourados (MS) vão promover, em 6 de novembro de 2014, audiência pública para debater os impactos ambientais decorrentes do uso da vinhaça na fertirrigação – técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado -, bem como alternativas sustentáveis para o seu aproveitamento.

A vinhaça é o resíduo pastoso que sobra após a destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, para a obtenção do etanol.

A audiência será realizada no auditório da sede da Procuradoria da República no estado de Mato Grosso do Sul (Av. Afonso Pena, n. 4.444, Vila Cidade – Campo Grande/MS).

Entre os objetivos da audiência pública, aberta a toda a sociedade, estão a ampliação da discussão sobre os possíveis impactos ambientais decorrentes do uso dos subprodutos da cana-de-açúcar (palha de cana, vinhaça e torta de filtro), e, em especial, do uso da vinhaça no processo de fertirrigação. Ao mesmo tempo, serão debatidas as alternativas tecnológicas.

A vinhaça é um dos principais agentes para o surgimento da mosca de estábulo. Em Nova Alvorada do Sul a mosca da vinhaça, como ficou conhecida após a instalação da usina no município, causou um prejuízo avaliado em R$ 350 mil por conta da morte de gados, vacas leiteiras, perca de peso dos animais, além do material investido na propriedade que virou sucata. Várias fazendas do Estado, nas imediações de usina, tiveram prejuízos.

A audiência pública contará com a participação de representantes do Ministério Público Federal, de empresas sucroalcooleiras do Mato Grosso do Sul, ONGs e institutos de pesquisa.

Mosca tem causado prejuízos a animais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights