16.4 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Dourados sedia lançamento nacional do plantio da soja amanhã

- Publicidade -

23/09/2014 07h03 – Atualizado em 23/09/2014 07h03

Com 146 mil hectares destinados à produção de soja, Dourados sedia o lançamento nacional do plantio da safra 2014/15 com a presença do Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Neri Geller. O evento realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja MS, Aprosoja Brasil, Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e Canal Rural, acontecerá no Sindicato Rural de Dourados, às 9h desta quarta-feira (24). Além da abertura oficial da safra, haverá programação técnica voltada aos produtores rurais, profissionais ligados ao setor e estudantes, no dia 25.

Dourados é considerado polo regional do agronegócio, da indústria e do comércio. Faz divisa com municípios de alto potencial produtivo como Itaporã e o maior produtor de grãos do Estado, Maracaju. Além das universidades, o município é privilegiado por ter instalada a Embrapa Agropecuária Oeste e por receber atividades e pesquisas desenvolvidas pela Fundações de pesquisa do Estado, que alavancam a produção agrícola estadual.

Segundo a Aprosoja/MS a produção de soja tende a aumentar e a expectativa é de que a área dedicada à cultura cresça em torno de 5% neste ciclo, passando de 2,1 milhões de hectares para 2,2 milhões de hectares.

Além do ministro, Neri Geller, está confirmada a presença do governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Seneri Paludo, o presidente da Famasul, Eduardo Riedel e do presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito.

Para o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, afirma que os produtores rurais devem aproveitar a oportunidade para troca de informações e apresentar a pujança da região. “Há potencialidades na produção desta região que precisa ser apresentada ao ministro. O evento será uma oportunidade de troca de experiências entre produtores, de enriquecimento técnico e de ouvir os planos do Governo Federal para o futuro do agronegócio”, destacou Zeuli.

No dia 25 serão apresentadas palestras técnicas aos produtores rurais e estudantes do setor com painéis envolvendo orientações para o controle de pragas e estratégias de mercado da soja e do milho. Os primeiros resultados da pesquisa sobre o controle da lagarta Helicoverpa também serão apresentados, com suporte dos responsáveis: Fundação MS, Fundação Chapadão, Embrapa, com apoio da Aprosoja/MS e Seprotur.

Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights