21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Identificar nematoides é tão vital quanto analisar fertilidade do solo

- Publicidade -

18/05/2015 12h27

“É importante que os agricultores façam análises de nematoides da mesma forma que investigam a fertilidade do solo”.

O alerta é do professor Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni, engenheiro agrônomo e especialista em nematologia e precisão em proteção de plantas.

De acordo com ele, os riscos vão de pequenas perdas de produção até a inviabilização da área para o plantio de culturas normalmente mais rentáveis: “Nas grandes regiões produtoras, os nematoides praticamente têm mudado a rotina dos agricultores nos cultivos e safras”.

“Isso acontece ao longo das safras e, quando o agricultor percebe, a produtividade na área já não cobre os custos de produção.

Em média são estimados prejuízos da ordem de 20% na produção em decorrência dos nematoides”, aponta Otoboni.

Segundo o especialista, “sabendo-se quais os nematoides presentes e suas quantidades, há um caminho mais seguro e preciso para o controle.

Ainda, sabendo-se da localização deles numa área ou talhão é possível a realização de tratamentos localizados com as tecnologias de precisão disponíveis atualmente, com grandes ganhos econômicos e ambientais, visto que são pragas muito localizadas e de baixa mobilidade no campo”.

“Os nematoides são disseminados por tudo que transporta solo ou raízes contaminadas. Em seguida, pode-se definir os nematoides mais importantes na área e estratégias de manejo integrado, envolvendo técnicas de controle cultural, genético, físico, químico ou biológico”, finaliza.

O professor Dr. Claudinei Lima, engenheiro agrônomo responsável pelo Labceler (Itapeva/SP), confirma que mais de 90% das análises processadas no laboratório apresentam laudo positivo para mais de uma espécie: “O que vemos é preocupante. Os produtores precisam criar o hábito de solicitar esse tipo de análise para evitar infestações e perdas mais tarde”.
(Agrolink)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights