26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Mais de 50% do algodão de Mato Grosso do Sul já foram colhidos

- Publicidade -

01/08/2015 18h00

A AMPASUL, Associação Sul-Mato-Grossense dos produtores de algodão publicou mais um relatório do Programa Fitossanitário conduzido pela entidade.

Mostra o relatório, assinado pelo Engenheiro Agrônomo Danilo Suniga de Moares, coordenador técnico do programa, que mais de 50% do algodão do Estado de Mato Grosso do Sul já foi colhido.

A colheita é realizada na cultura plantada na modalidade safra, ou convencional. Já o algodão segunda safra, ou adensado foram iniciadas as aplicações para desfolha e maturação.

No município de São Gabriel do Oeste, onde todo o algodão é na modalidade adensado, a desfolha e a aplicação de maturadores estão sendo mais complexas, já que as plantas estão com alto índice de folhas.

Outro problema característico desta safra é a alta incidência da mosca branca, que os produtores estão atentos e mantendo o seu controle.

Alerta o relatório que os produtores que estão colhendo continuam a perder algodão em caroço nas rodovias e estradas, o que favorece o surgimento de plantas voluntárias, hospedeiras e multiplicadoras de pragas e doenças da cultura no futuro.

A recomendação é que os veículos de transporte de pluma, das lavouras para as usinas de beneficiamento sejam bem vedados para evitar a perda.

A produtividade alcançada até o momento é considerada boa, a região de Chapadão do Sul alcança média de 300@/ha, já a região do Baús, no Município de Costa Rica, a média já chega a 320@/ha.

Com a diminuição considerável das chuvas, a colheita evolui e em Alcinópolis já chega a 80% colhido.(AMPASUL)

Média do algodão de MS pode passar das 300@/ha

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights