19.8 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Manejo preventivo pode garantir produção de feijão com qualidade

- Publicidade -

29/10/2014 18h00

Manejo preventivo pode garantir produção de feijão com qualidade, diz especialista

O Brasil está em pleno plantio da terceira safra de feijão, e o produtor que deseja buscar melhores resultados, atendendo à demanda nacional da leguminosa e satisfazendo o consumidor final deve prestar atenção ao manejo de pragas e doenças.

Para isso, ele terá de produzir mais e com mais qualidade, investindo em tecnologia de ponta para o tratamento da lavoura.

Um bom manejo inicial para prevenção de pragas e doenças deve começar pelo tratamento de sementes, essa é a indicação de Ademir Santini, gerente de Marketing Regional da Bayer CropScience para o Sul do Brasil.

“Se o agricultor não faz o tratamento de semente, o plantio já pode ser comprometido, pois é neste momento que se manifesta a principal doença do feijoeiro: a antracnose”, alerta.

O manejo de parte aérea é outro ponto fundamental para a proteção da cultura. O número de pulverizações tem relação direta com as condições climáticas, mas é de extrema importância respeitar o ciclo fenológico do feijoeiro e as recomendações que constam na bula do produto, além do apoio de um engenheiro agrônomo.

Outro fator importante que dita às regras para o produtor é o consumidor final. É necessário ter um produto padronizado, com boas características visuais e tempo uniforme de cozimento. Para isso, a cultura deve estar livre de qualquer tipo de sintomas que indiquem ter sido acometida por pragas e doenças.

“Visando a qualidade do produto final (feijão), a Bayer CropScience desenvolveu o programa Muito Mais Feijão, no qual oferecemos todo o suporte técnico e informações de mercado, assessorando o agricultor com tudo que ele precisa para produzir e comercializar o feijão colhido”, finaliza Santini.
(Agrolink com informações de assessoria)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights