22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Programa Ecoforte assina 21 convênios para a produção agroecológica

- Publicidade -

12/12/2014 17h43

Agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e indígenas serão beneficiados com a assinatura de 21 convênios do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte).

O ato de assinatura ocorreu nesta terça-feira (9), no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller; representantes dos bancos financiadores; da sociedade civil e dos projetos vencedores.

Os empreendimentos foram selecionados por edital e deverão atuar na promoção da agroecologia, extrativismo e produção orgânica.

Os convênios assinados totalizam R$ 25 milhões. Os recursos são da Fundação Banco do Brasil, do Fundo Amazônia e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O programa vai financiar a aquisição de máquinas e equipamentos novos como veículos, utensílios e material permanente; qualificação profissional; construção e reforma de imóveis e assistência técnica. Participaram da seleção, 33 projetos habilitados, sendo 21 selecionados.

De acordo com o secretário executivo do MDA, o Ecoforte é uma das ações que impulsionam a produção e a comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar.

“O Ecoforte dá a possibilidade para que cooperativas, organizações, associações e outras entidades possam aprimorar a produção agroecológica e, principalmente, acessar os mercados com mais qualidade e em maior escala”, explica Laudemir Müller.

Ecoforte

O programa Ecoforte integra o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica Brasil Agroecológico e apoia projetos voltados à intensificação das práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica.

O objetivo do Programa é desenvolver ações conjuntas para fortalecer e ampliar redes, cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, em complementação às ações previstas no Brasil Agroecológico.
(Ascom MDA)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-