23.8 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Projeto de cooperação entre Brasil e África é discutido na Embrapa

- Publicidade -

18/07/2014 13h00

Ações do PAA África (Programa de Aquisição de Alimentos da África), iniciativa conjunta para promover segurança alimentar e nutricional e geração de renda para agricultores e comunidades vulneráveis em países africanos, estão sendo discutidas esta semana na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

O programa surgiu a partir de um compromisso assumido pelo Governo Brasileiro durante o “Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural”, organizado pelo país em maio de 2010 para reforçar a sua parceria com os países africanos nos temas da agricultura e da luta contra a fome.

Cinco projetos pilotos formam o programa, com foco em comunidades que enfrentam insegurança alimentar e nutricional em países da África Subsariana – Etiópia, Malaui, Moçambique, Níger e Senegal.

Os projetos combinam ações de emergência para recuperação agrícola e de assistência alimentar com estratégias de desenvolvimento para pequenos agricultores.

Nesse ponto, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) atua em dois componentes: no aumento da capacidade de produção de alimentos dos agricultores e em ações bem-sucedidas de transferência de tecnologias adaptadas à agricultura familiar.

A primeira fase teve início em 2012 e beneficiou 125 mil estudantes com alimentos produzidos por mais de cinco mil agricultores familiares com as culturas do milho, arroz, feijão e milheto.

Na Embrapa Milho e Sorgo estão sendo apresentados os gargalos já identificados nos países africanos relacionados às culturas do milho, sorgo e milheto, além da realização de um mapeamento de tecnologias com potencial de adaptação a esses países ou que já tenham sido validadas em regiões com ambiente similar, desde cultivares e sistemas de produção até publicações técnicas com orientações.

O programa tem o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), do PMA (Programa Mundial de Alimentos) e do DFID (Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido). Saiba mais em http://paa-africa.org/pt/about/paa-africa/.
(Agrolink com Assessoria)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights