Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
30/05/2012 07h47 - Atualizado em 30/05/2012 07h47

Tribunais trocam experiências sobre processo eletrônico

 

Presidentes e corregedores de tribunais brasileiros participaram na terça-feira (29) do I Encontro Nacional sobre Processo Judicial Eletrônico (PJe), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF).

O evento foi aberto pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Ari Pargendler, e contou com a presença da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, entre outras autoridades do Judiciário.

O encontro teve o objetivo de promover trocas de experiências entre os tribunais que utilizam o sistema de automação dos processos judiciais desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais, o PJe.

A digitalização dos processos permite acesso à rotina e acompanhamento dos processos jurisdicionais e administrativos no Judiciário, possibilitando mais transparência e rapidez no andamento dos autos.

Gratuito e de código livre, o PJe permite unificar com segurança e racionalização a tramitação de demandas judiciais, eliminando totalmente o uso do papel nos processos.

A meta é expandir esse sistema para todos os tribunais do Brasil, adaptando-o às peculiaridades dos diversos tipos de processos.

O sistema elimina também inúmeras rotinas burocráticas, executadas manualmente por servidores. Com a automação, não haverá mais perda de tempo com tarefas burocráticas, criando condições para dar maior celeridade ao andamento dos processos.

(Com informações do CNJ e CJF / Superior Tribunal de Justiça)


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo