22.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

AL outorga títulos de cidadãos a quatro personalidades do MS

- Publicidade -

17/04/2014 08h44 – Atualizado em 17/04/2014 08h44

Familiares e amigos dos homenageados participaram da solenidade e delegados prestigiaram colega Carlos Alberto Farnesi, de Dourados

Elvio Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul prestou homenagens, na noite de terça-feira (15), a quatro personalidades que se destacaram, nas três últimas décadas, no cenário de desenvolvimento do Estado nas mais diversas áreas, outorgando-lhes o título de Cidadão Sul-Mato-Grossense.

Foram homenageados, na área de Segurança Pública, o delegado de Polícia Civil aposentado Carlos Alberto Farnesi, diretor jurídico de O Progresso; o empresário do ramo de restaurante e hotelaria, José Roberto Petinari; o advogado Aldair Capatti de Aquino e o assessor do Governo do Estado, Raimundo Nonato Carvalho.

As proposições foram apresentadas pelos deputados estaduais Lidio Lopes (PEN), que presidiu a sessão; Zé Teixeira (DEM); George Takimoto (PDT) e pelo suplente Rinaldo Modesto de Oliveira, o Professor Rinaldo (PSDB). Além dos deputados, participaram da mesa diretora dos trabalhos o desembargador Eduardo Machado Rocha, representando o Tribunal de Justiça do MS e o delegado-Geral de Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, representando o governador André Puccinelli. O desembargador Dorival Moreira dos Santos também prestigiou a solenidade.

A abertura foi realizada pelo Coral da Assembleia Legislativa, sob a regência da maestrina Telma Serrou Pimentel, que interpretou as canções Rasqueado Pantaneiro e Comitiva Esperança, em homenagem aos novos cidadãos sul-mato-grossenses.

Segurança

A outorga do Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense a Carlos Alberto Farnesi, natural de Ribeirão Preto (SP) foi proposta e entregue pelo deputado estadual George Takimoto, que destacou a homenagem como reconhecimento pelo trabalho policial realizado pelo delegado, com profundo conhecimento do Direito, dedicação e amor ao próximo, retidão em suas atitudes a Mato Grosso do Sul. “Em seu trabalho, Farnesi cumpriu com o seu dever cívico que orgulha a gente sul-mato-grossense”, concluiu o parlamentar douradense.

Em seu pronunciamento, Carlos Alberto Farnesi apresentou ao público uma aula de história e aspectos políticos e geográficos de Mato Grosso do Sul, desde a criação da província de Mato Grosso, passando pela divisão do Estado, no final da década de 70 e chegando aos tempos atuais, em que destaca o Estado como um dos mais desenvolvimentistas do País.

“Este Estado é o que escolhi para desenvolver minha vida profissional e pessoal, constituir família, orgulhar meus pais e familiares e para continuar minha evolução espiritual”, destacou Farnesi, lembrando que, há 29 anos, casou-se com a jornalista e empresária Adiles do Amaral Torres, com a qual sempre tem convivido harmoniosamente.

“Agradeço a meus pais pela formação que me deram, a meus familiares pelo apoio a meu trabalho e a Adiles, que soube superar minhas ausências provocadas pela dedicação ao serviço policial, ressaltou Farnesi, lembrando também do apoio da saudosa Maria Razanauskas, mãe de Jorge, que o acolheu em sua residência no período da Academia de Polícia com carinho de mãe e às suas enteadas e netos pelo apoio a seu trabalho.

Farnesi também lembrou das amizades consolidadas em Mato Grosso do Sul, entre as quais os desembargadores Eduardo Machado Rocha, que conheceu ao assumir o cargo em Dourados e que, quando prefeito, o convidou para assumir duas pastas de grande responsabilidade na administração municipal, numa demonstração de extrema confiança e Dorival Moreira dos Santos que, quando juiz de Coxim, o incentivou a assumir a função de Delegado de Polícia.

Ele recordou também da amizade com George Takimoto, com on qual se consultou no início de carreira, ao ser designado para assumir posto de direção regional na fronteira e teve o apoio do amigo, que lhe dirigiu palavras de incentivo, dizendo para ir tranqüilo. “Takimoto faz de sua ocupação como médico um sacerdócio e agradeço pela indicação de cidadão sul-mato-grossense e fico muito honrado em ser filho desta terra querida”, encerrou Farnesi. Ele também agradeceu a presença de sua irmã, Ana Elisa Farnesi.

Hotelaria

Por indicação do deputado Zé Teixeira, o empresário José Gilberto Petinari recebeu o título e agradeceu a homenagem. “É uma honra ser nomeado como cidadão sul-mato-grossense”, ressaltou Petinari, que é natural de Álvares Machado (SP). Empresário do ramo de hotelaria e bar, ele é responsável por empregar mais de cem colaboradores diretos e indiretos. “Sempre tive um lema na minha vida que é servir. A isso se resume minha vida e é servindo ao público que sinto satisfação”, completou.

Para o deputado Zé Teixeira, a sessão marcou a vida dos homenageados e também de quem prestou as homenagens. “É um orgulho conceder o título ao Gilberto que é uma pessoa de conduta, história, vida e família exemplares e que, com os demais homenageados, ficará gravado nesta Casa de Leis como reconhecimento de todos os deputados da Assembleia Legislativa”, encerrou.

Direito

O advogado Aldair Capatti de Aquino, natural de Campina Verde (MG) foi agraciado com o título por indicação do suplente de deputado Professor Rinaldo e atuou por muito tempo como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa. “Mato Grosso do Sul é o Estado pelo qual tenho imensa gratidão e me sinto feliz por ser considerado parte dele”, afirmou o homenageado.

O Professor Rinaldo destacou que a outorga do título a um operador do Direito e diretor do Legislativo, é uma honraria a alguém da própria instituição, que contribuiu com Mato Grosso do Sul. “Mais do que a grandeza da homenagem, que ela não se restrinja apenas em recebê-la, mas em merecê-la”, encerrou Rinaldo.

Assessoria

O atual assessor da Casa Civil do Governo do Estado, Raimundo Nonato Carvalho, natural de Ipiranga (PI), foi homenageado por proposição do deputado Lidio Lopes. Raimundo, conforme lembrou o deputado Zé Teixeira, foi o mais novo vereador eleito no Brasil. “É um reconhecimento que nos faz sentir a emoção de quando chegamos aqui”, afirmou.

O presidente da sessão, Lidio Lopes, destacou a importância de todos os homenageados e lembrou que iniciou sua carreira política em Dourados, quando presidiu o Diretório Acadêmico 27 de Outubro e manteve contatos freqüentes com o Jornal O Progresso, levando as reivindicações do movimento estudantil e sempre foi muito bem recebido pela diretora Adiles Torres. “Os passos de um homem bom devem ser confirmados pelo Senhor e todos os nossos quatro homenageados mereceram o título de cidadãos sul-mato-grossenses, por orgulharem nossa terra próspera como seus novos filhos”, concluiu Lidio Lopes.

Deputados homenageiam personalidades sul-mato-grossenses com título de cidadão. (Foto: Roberto Higa)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights