28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Bosque dos Ipês faz homenagem a Manoel de Barros com espetáculo Crianceiras

- Publicidade -

13/11/2014 17h22 – Atualizado em 13/11/2014 17h22

Bosque dos Ipês faz homenagem a Manoel de Barros com espetáculo Crianceiras, neste sábado

Baseado na obra de Manoel de Barros, o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade, e nas iluminuras da artista plástica Martha Barros, filha do poeta, o espetáculo Crianceiras será apresentado de graça neste sábado (15), no estacionamento do Shopping Bosque dos Ipês, em Campo Grande.
O espetáculo que tem à frente o cantor e compositor Márcio de Camilo marca a abertura da decoração de Natal do empreendimento e o acender da árvore de Natal, de 30 metros de altura.
Com a notícia do falecimento do poeta na manhã desta quinta-feira (13), o evento ganhará um momento para homenagear a vida e obra de Manoel de Barros.

Teatro e cinema de animação, música, tecnologia digital e literatura, fazendo-se ponte da obra poética para a infância. A cena do espetáculo Crianceiras é construída a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas que, delicadamente, no desenrolar das intrigas caçam jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens Bernardo, Sabastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa, e outros. Uma encenação delicada, sofisticada, inusitada e bela, concebida por artistas criadores comprometidos com a estética contemporânea da arte feita para crianças.

PROGRAMAÇÃO –

O evento começa às 18 horas com apresentação da Orquestra Viver Bem, projeto social que oferece às crianças do bairro Nova Lima, acesso ao universo da música, da dança e das artes, e que recebe apoio e incentivo do Shopping Bosque dos Ipês. Em seguida, tem a chegada do Papai Noel, show pirotécnico, contagem regressiva para acender as 25 mil lâmpadas de LED da árvore e encerrando com o Crianceiras.

Dentro do Bosque dos Ipês a “Valsa dos Brinquedos” recebe os clientes com toda a magia do Natal na decoração que ocupa mais de 200 m². Na Praça Central, outra árvore, com 10 metros de altura, ladeada de brinquedos sustenta um gazebo por onde os brinquedos bailam ao som de valsas vienenses. Na “Praça D” (próximo à Saraiva) está instalado o Presépio e, na “Praça B” – piso superior próximo à Lojas Americanas – o Bom Velinho recebe as crianças para fotos e pedidos.

SOBRE MANOEL DE BARROS

Manoel Wenceslau Leite de Barros, nascido em Cuiabá, 19 de dezembro de 1916, faleceu em Campo Grande no dia 13 de novembro de 2014. Poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século, da Poesia Pau Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabuti. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais conhecida é o “Livro sobre Nada” de 1996. As 10 poesias que compõem o repertório do CD e o espetáculo ‘Crianceiras’, foram extraídas de livros de diferentes fases de sua carreira, por meio de pesquisa cuidadosa da obra completa do artista.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-