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quinta-feira, 25 de abril de 2024

Candidatos usam criatividade para convencer eleitor

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26/07/2014 07h04 – Atualizado em 26/07/2014 07h04

Candidatos ao governo usam criatividade para convencer eleitor

Willams Araújo

Enquanto alguns candidatos a cargos proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados) optaram por apelidos, como “Palhaço Bixiga (PSC)” e Papai Noel (PPL), para se diferenciar dos demais durante a campanha eleitoral deste ano, os postulantes ao governo usam outro tipo de criatividade na tentativa de convencer o eleitor.

Candidato à sucessão do governador André Puccinelli (PMDB) pela coligação Novo Tempo (PSDB, PPS, PSD, DEM, PMN, Solidariedade), o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) começou a sua caminhada logo cedo, batendo de porta em porta do povão aproveitando o estratégico programa “Pensando MS”, uma réplica ampliada do programa “Pensando Campo Grande”, que foi sucesso nas eleições municipais 2012.

Mesmo em véspera de campanha, a ideia consiste em ouvir o eleitor sobre propostas para inclusão na plataforma de governo do candidato tucano. A estratégia foi tão bem-sucedida que Azambuja por pouco não passa para o segundo turno das eleições na Capital.

O senador Delcídio do Amaral (PT) também inovou cedo com sua ideia de busão – denominação que deu a coligação MS com a Força de Todos (PT, PR, PDT, PSL, PSDC, PV, PROS, PC do B, PTB, PTC, PPL e PRP), pela qual vai tentar chegar ao governo de Mato Grosso do Sul.

No começo foi tudo brincadeira, mas o deputado estadual Londres Machado (PR), candidato a vice-governador na chapa petista, não pensou duas fez e montou um escritório itinerante, onde os candidatos da coligação vão em busca do voto do eleitor a bordo de um ônibus que percorre todos os municípios do Estado.

Mídias sociais

Já o candidato da coligação MS Cada Vez Melhor (PMDB, PSB, PT do B, PSC, PHS, PRB, PRTB, PTN e PEN), Nelsinho Trad (PMDB), resolveu mergulhar de cabeça na onda das chamadas mídias sociais, como Twitter, Facebook e Whatsapp.

Além da campanha comum como todos os candidatos fazem a base do corpo a corpo, o peemedebista usa o Whatsapp para conversar e divulgar vídeos, fotos e “memes” para eleitores.

Por exemplo, quem adiciona o telefone (67 9951-1515) recebe conteúdo feito especialmente para o aplicativo de conversas para smartphone.

“São vídeos, fotos, informações, criadas especialmente para o Whatsapp e com nossa mensagem positiva. A nossa intenção é aproximar cada vez mais as pessoas, queremos que falem como é o Mato Grosso do Sul que elas querem “, explica Nelsinho.

O conteúdo digital e das redes sociais da campanha de Nelsinho utiliza várias ferramentas adequadas ao público de cada plataforma.

Na terça-feira (22), por exemplo, uma animação com a música “Todo mundo é 15!” foi divulgada pelo Whatsapp e logo ganhou outras redes, além de postagens com mensagens diretas e simples, sem a utilização de termos batidos.

“Não adianta produzir uma informação qualquer e tentar copiar e colar em qualquer lugar. Nossos amigos no Facebook querem ver certo conteúdo no twitter, e um outro no whatsapp também. Estamos inovando para poder conversar com as pessoas em todos os canais”, destaca Nelsinho. “As mensagens no Whatsapp não são repetitivas, são mensagens que geram curiosidade e contam um pouco mais sobre a gente”, completou.

Ele também utiliza o canal do Youtube (www.youtube.com/user/nelsontradfilho) com chamadas especificas, evitando apenas reproduzir vídeos feitos para a TV. “Os vídeos do Youtube são produzidos apenas para o canal, com conteúdo especifico, para nossos amigos e seguidores nas redes”. O bom humor também está nos memes e pequenos vídeos, na linguagem da campanha.

Para o comando da campanha, as redes sociais estão ampliando a comunicação e quem as frequenta não é mero espectador, ele responde, propaga, interage.

Reinaldo Azambuja

Nelsinho Trad

Delcidio ao Amaral

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