27.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Casa Cor MS deixa dois ambientes para crianças no HC

- Publicidade -

04/08/2014 09h01 – Atualizado em 04/08/2014 09h01

Estúdio da Criança e Brinquedoteca foram criados por arquitetas para atender pacientes em tratamento no Hospital do Câncer

fotos – Elvio Lopes

Elvio Lopes

Pelo menos dois espaços da Casa Cor MS, aberta na quinta-feira para os jurados e imprensa e oficialmente na noite de sexta-feira, permanecerão praticamente como foram instalados para atender as crianças em tratamento no Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que recebe pacientes de todo o Estado. São o Estúdio da Criança e a Brinquedoteca, localizados no pavilhão térreo do novo prédio da unidade hospitalar e que teve intervenções do projeto, aberto à visitação na tarde de sábado.

O Estúdio da Criança foi construído pelas arquitetas Mirna Conti e Kamala Escalante, com revestimento lateral e abaulado, para não provocar riscos nas crianças, principalmente durante a aplicação da quimioterapia e objetos como cadeiras, assentos e mesas e porta brinquedos foram criados para atender as necessidades dos pequenos pacientes, bem como proporcionar um ambiente tranqüilo e seguro, garantindo-lhes segurança e conforto.

Mirna Conti explicou que, na abertura de quinta-feira, os aquários, instalados nas paredes, ainda não haviam recebido os peixes porque a água não estava em condições ideais para sua sobrevivência. Mas ela garantiu que durante as visitas os peixes estariam no aquário, oferecendo um visual atrativo e diferente para os visitantes.

Mirna também explicou que toda a estrutura montada no espaço destinado ao Estúdio da Criança foi pensando na mobilidade dos pequenos pacientes durante o tratamento e que a decisão de deixar o ambiente para o Hospital do Câncer foi tomada desce o início do projeto. Ela explicou ainda que, entre as peças decorativas do ambiente, penas o barco não ficará no espaço.

Outro espaço para os pacientes mirins é a Brinquedoteca, construída pelas arquitetas Debora Nunes, Giovanna Rottili e Maria Luiza Bernardes, com espaços e iluminação adequadas para as crianças se sentirem à vontade. Na montagem foram utilizados assentos que se adaptam a cadeiras de rodas, para atender os pacientes com problemas de locomoção e toda a estrutura criada pensando na mobilidade, comodidade, conforto e atrativos para os pequenos pacientes.

A arquiteta Maria Luiza Bernardes destacou as modificações no espaço, com divisórias e estantes para abrigar os livros que serão manuseados pelas crianças e confirmou também a doação, de toda a estrutura da Brinquedoteca, como foi montada, para o Hospital do Câncer. “Esperamos que nossas ideias possam ser bem aproveitadas pelas crianças”, afirmou Maria Luiza, no ambiente colorido da Brinquedoteca.

Para Carlos Alberto Coimbra, diretor-presidente da Fundação Carmem Prudente, entidade mantenedora do Hospital do Câncer, essas doações demonstram o espírito de solidariedade dos profissionais que criaram os espaços, direcionando sua criatividade para o conforto dos pacientes mirins atendidos na unidade.

Ele também confirmou que a diretoria vai conversar com os profissionais, responsáveis pelos demais espaços da Casa Cor MS para viabilizar a manutenção de mais ambientes para o hospital. “A Casa Cor está sendo uma parceira de grande importância no resgate da credibilidade do hospital e ótima colaboradora para a conclusão do nosso novo prédio, deixando dois pavimentos prontos”, concluiu Coimbra.

A Casa Cor MS estará aberta à visitação do público diariamente, das 16 ás 22h, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), até o dia 14 de setembro. O endereço é rua Marechal Cândido Mariano Rondon, 1.053, centro e informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3029-4122 ou 3325-4119.

foto - Elvio LopesArquiteta Maria Luiza Bernardes durante abertura da Casa Cor MS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights