21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

CineClube exibe “Honra” com entrada franca no Museu da Imagem e do Som

- Publicidade -

13/08/2014 09h35 – Atualizado em 13/08/2014 09h35

O projeto Clube do Cineclube exibe no dia 20 de agosto (quarta), às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, o filme “Honra”, de Alexandre Couto. A sessão será organizada pelo Ponto de Exibição de Cinema Amape, de Campo Grande.

O filme conta a história de Nora Monteiro e João Cigano. João é um administrador de fazenda honesto e dedicado que diante da morte de seu patrão torna-se o braço direito de Nora, a viúva. Nora decide se casar com o inescrupuloso Chaves. O novo marido da viúva passa a administrar a fazenda e tenta incriminar João Cigano com intrigas. O acusado inicia então uma jornada para “limpar” seu nome e recuperar sua honra.

Possivelmente o primeiro filme longa-metragem em HD produzido de forma independente em Mato Grosso do Sul, Honra é dirigido por Alexandre Couto, cuja história de vida se confunde com a dos cinemas do Estado, em especial de Campo Grande.

Couto iniciou sua trajetória profissional em Três Lagoas, em 1962, no Cine Lapa, como decorador de cinema e criador de painéis com os desenhos dos atores. Começou a trabalhar na Empresa Teatral Pedutti e logo foi transferido para a praça de Campo Grande no Cine Alhambra, Santa Helena, Auto Cine, Cine Plaza e Rialto, todos da Empresa Teatral Pedutti.

Em 1978 resolve comprar uma câmera super 8 e junto com seus colegas, também funcionários do cinema, José Reinaldo, José Piranha e Lucas Martins, realiza seu 1° experimento cinematográfico: o curta-metragem “Vingança Maldita”.

Clube do Cineclube

O projeto, coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente ao Colegiado de Cinema e apoiado pelo Museu da Imagem e do Som da Fundação de Cultura, tem por objetivo realizar um diálogo entre os cineclubes do Estado a fim de promover uma organização política deste setor cultural.

O Ponto de Exibição de Cinema Amape iniciou suas atividades em 2007 na sede da Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian (Amape) por iniciativa do prof. Jânio Batista de Macedo, presidente da Associação. Apaixonado pelo cinema desde a infância, Jânio acompanhava seu pai, que operava a máquina do Cine Palácio na cidade de Cáceres (Mato Grosso).

As projeções na Amape iniciaram-se semanalmente, às sextas-feiras. Em seguida passaram a acontecer a cada quinze dias. Entre os anos 2010 e 2013 as exibições passaram a acontecer de forma itinerante, tendo uma agenda semanal com a ACV/MS na Morada dos Baís. Hoje o Ponto de Exibição atende escolas da região leste da cidade e quinzenalmente no Salão da Amape. As exibições são sempre gratuitas.

Serviço

“Honra” será exibido dia 20 de agosto (quarta), às 19 horas no Museu da Imagem e do Som, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. A entrada é franca. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] , pelo telefone 3316-9178 ou pelo site: www.mis.ms.gov.br .

CineClube exibe “Honra” com entrada franca no Museu da Imagem e do Som

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-