32.1 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Conselho aprova isenção em concurso para doador de medula

- Publicidade -

13/10/2015 18h07 – Atualizado em 13/10/2015 18h07

Da redação

Em reunião nesta terça-feira (13), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nove projetos para livre tramitação. Dentre eles o Projeto de Lei 200/2015, de autoria do deputado Professor Rinaldo (PSDB), que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxas e inscrição em concursos públicos ao doador de medula óssea.

O projeto foi relatado pelo presidente da Comissão, deputado José Carlos Barbosinha (PSB), que fez parecer incorporando emenda modificativa e rejeitando emenda aditiva de Rinaldo, que dispunha que somente teria direito à isenção quem residisse há pelo menos um ano no Estado de Mato Grosso do Sul.

Importância do transplante

O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias. O fator que mais dificulta a realização do procedimento é a falta de doador compatível, já que as chances de o paciente encontrar um doador compatível são de 1 em cada 100 mil pessoas, em média.

Além disso, o doador ideal (irmão compatível) só está disponível em cerca de 25% das famílias brasileiras – para 75% dos pacientes é necessário identificar um doador alternativo a partir dos registros de doadores voluntários, bancos públicos de sangue de cordão umbilical ou familiares parcialmente compatíveis (haploidênticos).

É possível se cadastrar como doador voluntário de medula óssea nos hemocentros localizados em todos os estados do país. Em Dourados, o órgão está localizado ao lado do PAM, na Vila Industrial. O cadastro é rápido, sendo retirado cerca de 5 ml de sangue do braço. Caso algum dia a pessoa se torne doadora de medula, ela será chamada para o transplante.

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário:
– Ter entre 18 e 55 anos de idade.
– Estar em bom estado geral de saúde.
– Não ter doença infecciosa ou incapacitante.
– Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
– Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Campanhas pelo país a fora pede cadastro de mais pessoas para salvar vida de quem tem principalmente leucemiaFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights