21 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Deputados vão recorrer contra decisão de juiz que mantém taxa de vistoria

- Publicidade -

15/04/2015 14h19 – Atualizado em 15/04/2015 14h19

Flávio Verão

O juiz auxiliar da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Marcelo Ivo de Oliveira, indeferiu o pedido de ação popular da bancada do PT na Assembleia Legislativa que pedia a extinção da taxa de vistoria veicular anual aos veículos com mais de 5 anos em Mato Grosso do Sul.

O deputado estadual Pedro Kemp utilizou a rede social, hoje, para criticar a decisão e dizer que a bancada está convicta da ilegalidade e da imoralidade da Taxa de Vistoria Veicular, criada por meio de Portaria interna do Detran, por isso, os parlamentares vão recorrer.

Segundo o juiz, “os requerentes utilizaram-se da via inadequada à sua pretensão, eis que a ação popular é inábil ao fim pretendido, porque não configurada, minimamente, a lesão concreta ou potencial ao erário”. Isso quer dizer que a ação nem chegou a ser analisada pelo magistrado, pois no entendimento dele, não cabe ação popular no caso em questão.

Kemp espera que na segunda instância, a Justiça seja o “remédio eficaz para este ato lesivo à população do Detran/MS. Vamos em frente!”, postou o deputado.

Taxa

A vistoria anual possui valor de R$ 104,55 nas agências do Detran e de R$ 120 nas Empresas de Vistoria Veicular credenciadas. São checados os itens de segurança, como pneus, extintor, chave de roda, triângulo, retrovisores.

Caso o veículo seja reprovado, o condutor terá o prazo de 30 dias a contar da data da vistoria para regularizar o carro ou a moto. Com a aprovação, será permitido recolher a guia para pagamento da taxa de licenciamento anual do veículo e assim ter a documentação em dia.

 Kemp diz que a bancada está convicta da ilegalidade e da imoralidade da Taxa de Vistoria VeicularFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Edital de balanço

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights