31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

“É um golpe político e criminoso”, diz Bernal sobre cassação

- Publicidade -

13/03/2014 09h55 – Atualizado em 13/03/2014 09h55

Renan Nucci

O ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), entrou para a história do município ao ser o primeiro do cargo a ter o mandato cassado. Durante julgamento realizado na tarde de ontem, na Câmara Municipal, ele foi condenado por 23 votos a 6 e perdeu os direitos políticos por oito anos.

Enquanto deixava o prédio do legislativo, antes mesmo do fim da sessão, Bernal disse estar sendo alvo de um golpe. “É um golpe político [a cassação] e criminoso; cotaram vereadores, ofereceram vantagens e nós vamos recorrer à Justiça”, disse.

O ex-prefeito foi acusado por contratar irregularmente três empresas prestadoras de serviço, promovendo situação de emergência; omissão ou negligência na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município sujeitos à prefeitura, procedendo de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo.

Por sua vez, a defesa alegou que Bernal teria “preservado o interesse coletivo dos campo-grandenses, convocando licitação emergencial com a presença de várias empresas participantes, obtendo assim, ao final do processo, uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões aos cofres públicos”.

O condenado afirmou que vai recorrer, todavia, o diretor da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amasul), Wilson Leite Correa, ressalva que alguns pontos precisam ser levados em consideração.

“Ele pode recorrer, porém, o Judiciário não tem poder para intervir na decisão da Câmara Municipal. O julgamento é político e soberano, por isso, cabe a Bernal procurar outros meios, como tentar detectar possíveis irregularidades na formalidade do processo. Se ele conseguir provar que houve alguma inconformidade, a Justiça poderá intervir, resultando em uma possível anulação da cassação”, explicou Correa na manhã de hoje, durante entrevista à TV Morena.

O até então vice-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, também do PP, foi empossado como novo chefe do executivo durante cerimônia na Câmara Municipal, realizada hoje pela manhã.

Bernal perdeu os direitos políticos por oito anos. Foto: Elvio Lopes

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights