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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Em 30 dias, 2,3 mil veículos precisaram de socorro na 163

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18/11/2014 15h50 – Atualizado em 18/11/2014 15h50

Média é de cerca de 270 ocorrências por dia. Retirada de objetos da pista continua em primeiro lugar, com 2.526 ocorrências. Panes em veículos representam 2.323 casos

Da redação

Nos últimos 30 dias, 2,3 mil veículos apresentaram problemas e recorreram ao Serviço de Atendimento ao Usuário, da CCR MSVia, concessionária que administra a BR-163/MS. Neste primeiro mês de administração da rodovia, a empresa atendeu a 8.027 ocorrências. Desse total, 2.526 atendimentos referem-se à retirada de objetos lançados na pista.

De acordo com o engenheiro Keller Rodrigues, Gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia, o balanço do primeiro mês de atuação revela que a quantidade de objetos lançados na pista ainda é surpreendente.

“Estamos recolhendo dezenas de objetos na pista por dia, o que significa que o risco potencial de acidentes está sendo combatido”, diz Rodrigues. “Mas é preciso conscientizar os usuários de que o lançamento de resíduos na rodovia é um perigo, representando risco de acidentes e prejuízo para o Meio Ambiente”.

As estatísticas do SAU da CCR MSVia demonstram que a segunda modalidade de ocorrência mais comum na BR-163/MS envolve problemas de funcionamento dos veículos.

Em 30 dias, o SAU atendeu a 2.323 ocorrências desse tipo, sendo 1.463 panes mecânicas, 343 casos de pneu furado, 202 casos de pane seca, 145 panes elétricas, 107 superaquecimentos de motor e 63 casos de bateria descarregada.

“É por conta disso que insistimos com os motoristas, para façam revisões periódicas em seus veículos, agindo preventivamente”, ressalta o engenheiro.

Em relação aos acidentes, a Concessionária registrou 145 ocorrências, com 106 feridos e 3 mortos, nesse primeiro mês de atuação do SAU. A expectativa da empresa é que a quantidade de vítimas seja reduzida gradualmente, na medida em que as obras de melhoramento das pistas evoluam e as ações educativas atinjam um número cada vez maior de usuários.

“Nosso Programa de Redução de Acidentes está em pleno funcionamento e o estamos trabalhando com a expectativa de reduzir 40% o número de mortos em até cinco anos de concessão”, enfatiza Keller Rodrigues.

Serviço de Atendimento ao Usuário

Criado exclusivamente para atender aos motoristas, passageiros e pedestres que transitam pela BR-163/MS, o SAU envolve cerca de 500 colaboradores, dos quais, 259 profissionais especializados na área de APH-Atendimento Pré-hospitalar (entre eles 35 médicos em plantões 24 horas).

As equipes trabalham distribuídas por 17 Bases Operacionais localizadas, em média, a cada 50 quilômetros da rodovia, e operam em regime de turnos para dar assistência 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Essas equipes contam com uma frota composta por 12 ambulâncias-resgate, 05 unidades móveis de terapia intensiva, 04 VIRs (Viaturas Médicas de Intervenção Rápida), 08 guinchos pesados, 17 guinchos leves, 19 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço, entre outros.

Os recursos podem ser acionados pelo Disque CCR MSVia, que atende gratuitamente pelo telefone 0800 684 0163.

A BR-163/MS

Com 847,2 quilômetros de extensão, a BR-163/MS atravessa 20 municípios, entre eles a Capital, Campo Grande, ligando o Estado de Norte a Sul. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de habitantes sejam beneficiados pela rodovia, que possui relevante papel na logística de transporte da agroindústria, comércio e turismo. A transferência da BR-163/MS à CCR MSVia está gerando cerca de 4 mil empregos, sendo cerca de 90% deles para trabalhadores residentes no Estado. Os outros 10% são profissionais que vêm de outros Estados para se instalar em Mato Grosso do Sul.

Nos cinco primeiros anos de concessão estão previstos investimentos de R$ 3,4 bilhões para a realização de obras que contemplem a duplicação completa da rodovia, além de implantação e operação dos serviços de operação, entre outros.

A primeira fase da duplicação de cerca de 81 quilômetros e deverá ser executada em até 18 meses. Nesse intervalo de tempo, são realizados os Trabalhos Iniciais, que envolvem ações de correção de desníveis, reparos localizados e recomposição emergencial do pavimento, recomposição de faixas e placas de sinalização, reparos e recuperação de viadutos e pontes, limpeza e desobstrução de sistemas de drenagem, entre outros.

A  Concessionária registrou 145 ocorrências, com 106 feridos e 3 mortos, nesse primeiro mês de atuação do SAUFoto: Sidnei Bronka

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