22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

90% de medidores de energia são reprovados por fraude

- Publicidade -

15/10/2015 15h35 – Atualizado em 15/10/2015 15h35

Em MS, 90% de medidores de energia são reprovados por fraude

Da redação

Em momento de crise e aumento da conta de energia elétrica, muitos consumidores querem ter certeza que seus medidores estão medindo corretamente o consumo de energia, seja nas residências, no comércio, na indústria ou até mesmo nos estabelecimentos rurais.

Há cinco anos, a Agência Estadual de Metrologia de Mato Grosso do Sul – AEM/MS se tornou pioneira no país ao inaugurar o Laboratório de Verificação Metrológica de Medidores de Energia Elétrica – LABEN. Com modernas instalações e equipe capacitada, o laboratório executa atividades delegadas do INMETRO no âmbito da verificação de medidores de energia elétrica.

Atualmente, o LABEN realiza 15 mil verificações por ano, onde 85% são a pedido da concessionária e 15% a pedido dos consumidores. Em 90% dos casos os medidores são reprovados, em sua maioria devido à fraude por parte dos consumidores. O laboratório também realiza perícias metrológicas em medidores, contando com um engenheiro eletricista em seu quadro de pessoal, responsável pelos laudos emitidos.

Além das verificações metrológicas no estado, o LABEN também realiza verificações de medidores de outros estados, como São Paulo e Goiás, devido ao reconhecimento que o laboratório possui nacionalmente.

A verificação do medidor é realizada a pedido da concessionária ou do consumidor quando existe suspeita de irregularidades. Somente a concessionária está apta a retirar o medidor para envio ao laboratório da AEM/MS. O consumidor pode solicitar uma verificação metrológica por meio de pedido feito à concessionária. Neste caso, de acordo com informações da concessionária, se não for constatado nenhum defeito no medidor, o valor das despesas com a verificação é de aproximadamente R$ 30 e será cobrado do consumidor na fatura de consumo de energia

Conforme avalia o Diretor de Laboratórios da AEM/MS, João Alfredo Carneiro, entre os principais benefícios da atuação do laboratório está o fato de o consumidor poder acompanhar as verificações e estas serem realizadas por servidores capacitados e imparciais. “O trabalho do LABEN garante transparência e credibilidade às verificações, ajudando a combater as fraudes em medidores, responsáveis por grandes prejuízos que, no final, acabam recaindo sobre os próprios consumidores”.

No estado, 85% das verificações são feitas a pedido da empresa de energia e em 90% dos aparelhos são constados fraudes por parte dos clientesFoto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-