14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Escola de Governo realiza o segundo módulo do curso Português Instrumental

- Publicidade -

09/09/2014 09h26

A Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul realizará, entre os dias 9 e 18 de setembro, o curso de Português Instrumental II. É o segundo módulo deste curso e será ministrado todas as terças e quintas-feiras, das 14 às 17h15, na Fundação Escolagov. São quatro encontros neste módulo com a carga horária total de 12 horas.

O objetivo do curso é oferecer aos funcionários públicos conhecimentos teóricos e práticos referentes à língua portuguesa, possibilitando a leitura e a produção de textos orais e escritos variados que motivem, por excelência, a boa atuação na vida pessoal e profissional, incentivando o desenvolvimento do senso de responsabilidade, competência, criatividade, ética e iniciativa na produção de textos, a fim de assessorar as instituições de forma apropriada e eficiente.

O curso visa proporcionar aos funcionários públicos o uso eficaz da norma culta apropriando-se com segurança da palavra, além de criar textos (orais e escritos) de maneira compatível às mais diversas circunstâncias e aplicar as normas da Língua Portuguesa e os procedimentos argumentativos na produção de textos administrativos.

Neste segundo módulo serão abordados os seguintes assuntos, com o instrutor Ricardo Mota Higa: Gramaticidade, Intencionalidade e Aceitação; Critérios da textualidade (coerência, coesão, intenção, aceitação, situação, informação e intertextualidade); Síntese de concordância e regência no texto; Coordenação e subordinação no discurso: valores semânticos das conjunções e Pontuação e acentuação em textos variados. O curso possui três módulos e são compartilhados entre dois instrutores.

Estão inscritos 35 alunos do módulo, que darão continuidade ao curso. Conforme o instrutor do curso, o domínio da Língua Portuguesa tornou-se imprescindível para a compreensão, análise, crítica e relacionamento do ser humano com os variados códigos que se incorporam nos processos de comunicação e de aprendizagem, tanto das experiências adquiridas ao longo da vida como das novidades que se apresentam cotidianamente pela intensa interatividade que se dá entre o contexto da fala e o da escrita.

É importante que o falante não fique distante dessas novidades linguísticas, acompanhando-as a fim de estar sempre atualizado a respeito de sua língua pátria, conhecendo-lhe a base teórica mais aprofundada com o intuito de reconhecer o novo que se apresenta, o que lhe oportunizará o desenvolvimento do espírito crítico na leitura, aperfeiçoará sua oralidade, ajudando-o a produzir textos orais e escritos com eficiência e coerência em qualquer situação de comunicação.

Informações, com Luís Henrique e Stela, na Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, avenida Monte Castelo, 269 – Fone/Fax: (67) 3321-6100.
(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights