21.5 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Exposição de capas históricas chega à Uniderp hoje

- Publicidade -

06/10/2014 07h44 – Atualizado em 06/10/2014 07h44

Elvio Lopes

Depois de percorrer a Assembleia Legislativa, a Unigran Capital e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Exposição de Capas Históricas de O PROGRESSO chega hoje à Uniderp, unidade da Avenida Ceará, com abertura às 19h e a performance Antologia do Inédito – Poesias concretas de Rubens Costa Marques. A diretora-executiva do jornal, June Torres, ministra palestra aos acadêmicos do curso de Jornalismo na noite de terça-feira.

Além do curso de Jornalismo, na área de Comunicação Social, a Uniderp conta também com o curso de Publicidade e Marketing, cujos acadêmicos demonstram maior interesse no conteúdo das capas históricas de O PROGRESSO, porém, a mostra permanecerá aberta até sexta-feira (10), oferecendo oportunidade para que os estudantes dos demais cursos, professores e visitantes conheçam um pouco da história registrada pelo jornal em seus 64 anos de circulação ininterrupta no Estado.

O público que frequenta a Uniderp terá a oportunidade de conhecer ou reviver parcelas da história de Mato Grosso do Sul e do Brasil, publicadas no jornal ao longo de seis décadas, entre as quais a divisão do Estado, o suicídio de Getúlio Vargas, a federalização da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT), que tinha sede em Campo Grande, a tragédia do 11 de setembro e notícias diferentes, como o suposto aparecimento de discos voadores e “chupas-cabras”, além do acompanhamento da política no então Mato Grosso desde 1951, ano de fundação do jornal.

No esporte, O PROGRESSO acompanhou todos os títulos da Seleção Brasileira, alguns dos quais estão estampados com chamadas nas capas históricas, bem como as notícias que contam o avanço do próprio progresso em todo o Estado, a partir de abertura de estradas e a integração entre os municípios sul-mato-grossenses.

O projeto de exposição das capas históricas é uma iniciativa da direção do jornal e tem como coordenadora a diretora-executiva June Angela Torres, que destaca as parcerias firmadas para viabilizar as mostras e levar a conhecimento do público da Capital o registro de fatos históricos regionais, nacionais e mundiais. “Nas instituições em que realizamos a exposição, as capas atraíram a atenção a atenção do público, que se interessou pelo conteúdo do jornal”, afirma June.

Ela também explica que, a exemplo da digitalização das capas históricas, feita em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), todo o conteúdo do jornal estará disponível em breve para consultas do público.

Depois da Uniderp, a exposição de capas históricas segue para a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com abertura dia 13 e performances dia 16 e na sequencia para o Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A mostra, que tem parcerias com as universidades Uniderp, Unigran Capital, UFMS e UCDB, com a Assembleia Legislativa e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, conta com apoio cultural da Grandourados Veículos Concessionária Fiat e Imobiliária Continental e tem curadoria do artista plástico Jonir Figueiredo.

Diretora-executiva de O PROGRESSO June Torres concede entrevista a acadêmicos de Jornalismo da UCDB(foto: ELVIO LOPES)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights