22.2 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Festival do Sobá começa na Capital com Chrystian e Ralf

- Publicidade -

07/08/2014 09h56 – Atualizado em 07/08/2014 09h56

9° Festival do Sobá da Capital terá Chrystian & Ralf

Imigração japonesa é homenageada pelo centenário no 9° Festival do Sobá da Capital

Elvio Lopes

Começa hoje na Feira Livre Central o 9° Festival do Sobá de Campo Grande, que terá atrações musicais, de dança, artes plásticas, decoração, gastronomia e homenagens aos centenários da imigração japonesa e da ferrovia. A abertura oficial está programada para às 19h30 de hoje, seguindo-se show com Chrystian & Ralf. Também acontece nesta noite uma oficina de culinária do Cozinha Show.

O Festival do Sobá acontece dentro das festividades do aniversário de Campo Grande, porém, a programação foi organizada pela diretoria da Associação da Feira Central e Turística de Campo Grande (Afecetur) e nesta sexta-feira contará com a Cozinha Show, oficina de ikebana e danças japonesas do grupo Sakura.

No sábado, além da cozinha show e ikebana, estão programadas apresentações de grupos culturais da Associação Okinawa de Campo Grande, com taiko, shinsei e wadaiko; no domingo, a partir das 18h, será realizada a grande final do concurso musical sobre a imigração japonesa e ferrovia, lançamento do livro A Menina e o Trem e apresentações da colônia portuguesa, cultura árabe e dança japonesa – yuimaru e a esperada degustação da matula – farofa da ferrovia.

Na segunda-feira às 19h acontece a roda de conversa entre ferroviários, apresentação de música regional e degustação da matula e às o show com a banda Beatles Cover. Na terça-feira, a programação prossegue às 19h, com ciclo de palestras do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), apresentação de danças regionais, teatro da Escola Riachuelo e matula ferroviária.

A imigração japonesa, que comemora 100 anos, terá atividades especiais na quarta-feira, com a visita oficial da delegação de Okinawa, apresentações do coral de Arte Viva em parceria com o grupo Sakura, do grupo cultural da Associação Okinawa com shinseii (wadaiko), ryuykiu (odori) e yuimary (shanshin), show regional e apresentação da Casa de Dança Tom Brasil.

No dia 14, quinta-feira da próxima semana, a partir das 19h, acontece a apresentação de teatro da Escola Ada Teixeira S. Pereira e show com o cantor e compositor Geraldo Espíndola.

Na sequência, no dia 15, abertura oficial da exposição de orquídeas e dança; dia 16, oficina de cultivo de orquídeas e show de taiko e, no encerramento do festival, dia 17, entrega da premiação da exposição de orquídeas e show musical com o grupo de samba Sampri.

O SOBÁ

O sobá é um prato típico da gastronomia campo-grandense, que tornou-se patrimonio cultural imaterial do município, adaptado da culinária oriental pelos imigrantes vindos, em 1908, da província de Okinawa, arquipélago de influência chinesa, na região sul do Japão. Nessa cidade, tradicionalmente, à véspera do ano novo, as famílias se reuniam para degustar esse tradicional prato feito de macarrão de trigo sarraceno, o toshikoshi-soba.

Campo Grande é a terceira cidade do Brasil com maior número de descendentes japoneses que se fixaram na região rural do município, à época, sul de Mato Grosso, onde passaram a praticar a agricultura e a negociar seus produtos nas feiras.

O sobá, que é uma adaptação dos produtos locais à culinária oriental era consumido, a princípio, apenas pelos imigrantes e fora dos olhares da clientela Gaijin, isto é, dos não-orientais. Todavia o costume se difundiu e a população apropria-se da iguaria, consumindo-a cotidianamente.

Assim, o sobá, tornou-se um prato típico da Capital sul-mato-grossense, amplamente divulgado nos restaurantes e nas dezenas de sobarias espalhadas pela cidade e transformando-se na principal atração da Feira Central que anualmente promove o Festival do Sobá, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights