26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Jornal politizado destacava divisão do Estado com humor

- Publicidade -

11/10/2015 08h46 – Atualizado em 11/10/2015 08h46

Jornal politizado destacava divisão do Estado com humor em 1977

Notícias MS

A divisão de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foi um dos grandes acontecimentos do ano de 1977. O fato político ganhou extensas páginas e repercussão na imprensa nacional. O Instituto Geográfico e Histórico de Mato Grosso do Sul cedeu gentilmente uma cópia do semanário alternativo ‘O Pasquim’ no qual retrata, com seu peculiar bom humor, as nuances políticas da emancipação do sul em um cenário de disputas locais.

Segundo a wikipédia, O Pasquim foi um semanário alternativo brasileiro, de característica paradoxal, editado entre 26 de junho de 1969 e 11 de novembro de 1991, reconhecido pelo diálogo entre o cenário da contracultura da década de 1960 e por seu papel de oposição ao regime militar.

Na década de 70, O Pasquim, que iniciou com uma tiragem de 20 mil exemplares, atingia a marca dos 200 mil exemplares e era um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro. Tido como ‘porta-voz da indignação brasileira’, o semanário embarcou na Divisão de Mato Grosso e publicou análises bem humoradas sobre a divisão do nosso estado.

Figuras de destaque na imprensa brasileira como Ivan Lessa, Ziraldo, Rafael Siqueira e Jaguar tocavam o informativo. Uma das charges do cartunista Ziraldo mostra os diálogos inusitados que corriam nos centros de discussão sobre os defensores de suas regiões. “Nasci no estado de Campo Grande, antiga parte sul do velho estado de Mato Grosso”, diz um personagem que é prontamente respondido com um “tão mais fácil dizer que nasceu no Mato Grosso do Sul”.

Com o acirramento das disputas entre norte e sul, os cartunistas entraram de cabeça no assunto e criaram com muito bom humor a Nova Divisão do Brasil. No mapa, dava-se como instituído o futuro estado de Mato Grosso do Sul e os demais estados foram dados conforme as características de cada região.

No nordeste do país, a predominância da cultura da umbanda e do candomblé, originou estados com nome de “Oxossi, Oxum, Oxalá”; a soja do sul do país com os estados “Sojal, Só-soja, Rio Grande do Soja”; a influência dos países estrangeiros no extremo norte com os “Novo USA, Nova New York, Ludwig, Nova Holanda, Nova Alemanha”, e outros.

Jornal politizado destacava divisão do Estado com humor

Jornal politizado destacava divisão do Estado com humor

Jornal politizado destacava divisão do Estado com humor

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights