31.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Laudo diz que buracos em ruas na capital não eram ‘fantasmas’

- Publicidade -

22/02/2015 07h39 – Atualizado em 22/02/2015 07h39

Da redação

Dois laudos técnicos divulgados essa semana pela Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), da Prefeitura de Campo Grande, confirmam que a operação tapa buracos realizada na rua Jornalista Marcos Fernando Hugo Rodrigues, na frente de um condomínio, era mesmo necessária para corrigir fissuras no asfalto. As constatações técnicas desmentem a versão de “buraco fantasma” divulgadas amplamente pela imprensa em janeiro com base em gravações feitas pelo porteiro do condomínio.

Os dois laudos confirmam que o pavimento do local da denúncia apresentava “fissuras e trincas, devendo passar por correção para evitar a infiltração de água e o aparecimento de buracos”. Um dos laudos é assinado pela empresa Evoll Engenharia, contratada pela empreiteira Selco; e o outro é do própria Seintrha, assinado pelo engenheiro civil João Parron Maria.

Os dois estudos técnicos utilizam fotos detalhadas do local para mostrar a existência de danos no pavimento. “Nas imagens tiradas com câmeras de melhor resolução, pode-se verificar a existência de trincas ou fissuras longitudinais, transversais e em formato de “couro de jacaré”, constata o técnico da Evoll, engenheiro civil Talles Teylor dos Santos Mello.

O laudo da Seintrha conclui que: “diante do exposto, ficou caracterizado a necessidade da realização dos serviços de tapa buracos realizados na Travessa Jornalista Marcos Fernando Hugo Rodrigues – Jardim Veraneio, nesta Capital, em decorrência das trincas e fissuras encontradas no local, as quais se não reparadas poderiam facilitar a penetração de água resultando em aparecimento de buracos na via.”

SERVIÇO TÉCNICO

O tapa buracos é um serviço técnico de recuperação de defeitos em pavimentos flexíveis, normatizado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e que prevê também a correção de Fenda que é “Qualquer descontinuidade na superfície do pavimento, que conduza a aberturas de menor ou maior porte”. As fendas apresentam-se sob diversas formas.

A fissura é uma “fenda de largura capilar existente no revestimento, posicionada longitudinal, transversal ou obliquamente ao eixo da via, somente perceptível a vista desarmada de uma distância inferior a 1,50 metro”.

As normas do Dnit explicam que a trinca é uma “fenda existente no revestimento, facilmente visível à vista desarmada, com abertura superior à da fissura, podendo apresentar-se sob a forma de trinca isolada ou trinca interligada”. (Norma DNIT – Instituto de Pesquisas Rodoviárias – IPR).

O laudo destaca que a Prefeitura de Campo Grande adota todos os princípios básicos da Engenharia no que concerne aos serviços de tapa buracos, seguindo a Instrução Normativa n. 02, de 22 de junho de 2011, desta PMCG, os procedimentos da Norma Técnica ISC 14/04 (DNIT), o Manual de restauração de Pavimentos Asfálticos (DNIT 005/2003-TER-IPR) e o DNER-ES 321/97 (Recuperação de defeitos em pavimentos flexíveis).

MELHORIAS

O secretário Valtemir de Brito, da Seintrha, assinala que a Secretaria é a maior interessada na realização dos serviços de forma correta, tanto que suspendeu as atividades da Selco Engenharia até a averiguação da denúncia, vem aperfeiçoando os critérios de fiscalização com a colocação de um fiscal em cada equipe de tapa buracos e, agora, está modificando o modelo dos contratos para ampliar a modalidade de serviços entre recapeamento e tapa buracos. Tudo visando evitar dúvidas e questionamentos da comunidade.

O secretário afirma que denúncias precipitadas dos chamados “buracos fantasmas” estão gerando descrédito em um serviço que preserva o pavimento, evita acidentes e protege o patrimônio da população. Uma imagem de câmera feita de longe não permite avaliar se houve fraude na execução do serviço, adverte Brito.

Cada denúncia será avaliada tecnicamente pela Seintrha que tomará todas as providências cabíveis para assegurar a qualidade e a eficiência do serviço de manutenção da capa asfáltica, assinala o secretário, pedindo que haja cautela antes da divulgação para evitar danos a quem quer que seja. As dúvidas e mesmo as necessidades de serviços devem ser comunicadas aos números de tele atendimento da Secretaria: 3314-3676, 3314-3675 e 3314-1116.

Operários tapavam supostos buracos falsos

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights