21.8 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos representam o Estado na ONU

- Publicidade -

06/02/2014 09h36 – Atualizado em 06/02/2014 09h36

Compositores sul-mato-grossenses se apresentarão em março durante a Exposição MS Visto Pelo Mundo, em Nova York

Elvio Lopes

A organização da Exposição Mato Grosso do Sul “Visto Pelo Mundo”, que será realizada de 12 a 27 de março, no saguão da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos, levará como atrações musicais do Estado duas das personalidades de destaque nessa área cultural, Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos.

Ícone da música instrumental regional, que reúne ritmos sul-mato-grossenses, do Pantanal e de países vizinhos, como Paraguai e Argentina, Marcelo Loureiro desenvolveu uma técnica toda especial com violão, viola e, mais recentemente, com sua harpa paraguaia, desfilando sucessos do chamamé, polcas, rasqueados e também clássicos da bossa nova e Música Popular Brasileira (MPB), que o colocam entre os principais instrumentistas do país.

Em suas apresentações, Marcelo Loureiro arrebata o público e, entre um rasqueado, uma polca, um chamamé, ou ainda um clássico, ele conta histórias de sua carreira musical, lembrando que somente não nasceu no Mato Grosso do Sul – é natural do Rio de Janeiro – mas de mãe fronteiriça e avô que o incentivou ao amor pela música.

Durante a apresentação da Exposição “MS Visto Pelo Mundo”, realizada no final do mês passado, no Museu do Índio, Marcelo Loureiro, acompanhado de Camila Fernandes, afirmou que estava muito feliz por ter sido lembrado para representar, na área musical, a cultura do Estado no exterior.

Outra atração musical da mostra é Lenilde Ramos, que apareceu para a música popular como compositora nos festivais universitários dos anos 60 e consolidou sua carreira musical na década seguinte, transformando suas canções em seguidas vitórias e a levando aos palcos com acompanhamento de vários instrumentos musicais – piano, acordeon e violão.

Lenilde tem sido muito solicitada para apresentações em eventos na Capital e cidades do interior e geralmente faz a abertura interpretando os hinos nacional e do Estado com sua voz e acordeon e com acompanhamento do harpista Fábio Kaida. Nos shows, ela é acompanhada também pelo percussionista Carlos Figueiredo.

De Nova York, no final de março, Lenide segue para a Itália, onde vai lançar seu livro sobre o Hospital São Julião, em italiano e onde também realiza várias apresentações musicais.

As datas das apresentações de Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos ainda não estão confirmadas pela organização da exposição, mas eles seguem com a caravana sul-mato-grossense para estarem em Nova York no dia da abertura da mostra.

A exposição é organizada pela Griffos Eventos e Turismo e, além da música, vai apresentar também outras atrações da cultura sul-mato-grossense, como artesanato, artes plásticas e fotografia e mostrar a economia do Estado aos 193 embaixadores na ONU.

Marcelo Loureiro e Lenilde Ramos representam o Estado na ONU

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights