20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

O Progresso abre circuito de exposições de capas históricas

- Publicidade -

17/09/2014 09h52 – Atualizado em 17/09/2014 09h52

O Progresso abre circuito de mostras de capas históricas na capital

Governador prestigiou ontem a abertura de exposição de O Progresso, que permanece no saguão da Assembleia até sexta-feira, de onde vai para a Unigran Capital, com abertura segunda-feira

Elvio Lopes

O governador André Puccinelli, deputados e outras autoridades prestigiaram, na manhã de ontem, na Assembleia Legislativa do Estado, a abertura do circuito de exposições das Capas Históricas de O PROGRESSO, que foram digitalizadas em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), incluindo o conteúdo do jornal, que comemora a entrada no 64º ano de circulação ininterrupta em Mato Grosso do Sul.

O Coral da Assembleia Legislativa fez uma apresentação especial de músicas regionais em homenagem à exposição e ator, poeta e educador Emmanuel Marinho apresentou poemas de sua autoria em homenagem à família Amaral Torres, pela mostra histórica.

O governador André Puccinelli disse que fez questão de comparecer à abertura da mostra das capas históricas em homenagem à diretora-presidente de O PROGRESSO, Adiles do Amaral Torres, suas filhas June e Blanche Torres e toda a equipe e destacou a importância do jornal pela sua proficiência e imparcialidade na veiculação de notícias da região da Grande Dourados, do Estado e do País. “O PROGRESSO representa um dos poucos ou muitos diários corretos deste País”, afirmou.

André lembrou que, quando chegou ao Estado para dedicar-se à carreira de médico cirurgião, conheceu Dourados e Fátima do Sul, onde resolveu se fixar e desde aquela época, quando também se iniciou na política, conheceu O PROGRESSO, “um baluarte da informação, que sempre se pautou pela divulgação das notícias verdadeiras de nosso Estado e isso não é um elogio, eu tenho constatado isso”, destacou.

Para o governador, o Jornal O PROGRESSO tem publicado notícias sem interpretações subjetivas, de uma forma independente. “Parabenizo a Adiles, June e Blanche pelos 64 anos de circulação e reitero que O PROGRESSO está entre os melhores de Mato Grosso do Sul e esta é uma merecida homenagem e espero que o jornal continue ativo por muitos anos”, concluiu André Puccinelli.

A jornalista Adiles do Amaral Torres explicou o surgimento do jornal, cuja primeira página da primeira edição faz parte da mostra, do sonho de seu fundador, Weimar Torres, de reviver o Jornal O PROGRESSO, que circulou inicialmente na década de 20 em Ponta Porã, em Dourados, onde fixara residência após se formar em Direito no Rio de Janeiro.

Adiles lembrou que se casaram naquela época e Weimar recebeu uma carta de seu amigo, Neurestides Brandão, que pedia uma oportunidade de trabalhar, quando enviou-lhe um telegrama dizendo que poderia vir para Dourados e trazer a gráfica, onde foi impressa a primeira edição de O PROGRESSO, em 21 de abril de 1951.

“E assim surgiu o jornal, com 200 números iniciais, que depois da morte de meu marido foi administrado por meu pai e, quando este ficou enfermo, assumi o comando da empresa, que agora espero seja assumido pelas minhas filhas June e Blanche, atendendo a um pedido de Weimar, que, depois que ele moresse, para não deixar o jornal parar. “Desde 1982 estou à frente do jornal, que conta com funcionários dedicados, um dos quais com mais de 43 anos trabalhando conosco”, concluiu Adiles, agradecendo também o apoio de seu esposo Carlos Alberto Farnesi, que lhe ofereceu apoio desde que assumiu a empresa e se tornou seu suporte em mais de 27 anos de convivência.

O deputado Laerte Tetila, que propôs a exposição de capas históricas no saguão da Assembleia Legislativa, falou em nome da presidência daquela Casa de Leis e dos demais deputados que a compõem.

Também participaram da abertura o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos e os deputados estaduais Zé Teixeira, Antonio Carlos Arroyo, Dione Hashioka, Osvane Ramos, Márcio Monteiro, Carlos Marun, Maurício Picarelli e Márcio Fernandes; o desembargador do Tribunal de Justiça do MS, Eduardo Machado Rocha; a diretora de do Parlamento Jovem da AL, Clarice Maciel de Souza Chaves; o presidente da Associação dos Oficiais Militares do MS, tenente-coronel Alírio Villasanti Romero, jornalistas e leitores do jornal.

A mostra, que tem curadoria do artista plástico Jonir Figueiredo, permanece no saguão da AL até sexta-feira, de onde vai para a Unigran Capital, com abertura segunda-feira (22).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-