22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

O Progresso abre exposição de capas históricas na Unigran Capital

- Publicidade -

22/09/2014 07h36 – Atualizado em 22/09/2014 07h36

Depois de permanecer na Assembleia, mostra será aberta com performance e lançamento de livro de Lenilde Ramos

Elvio Lopes

Em comemoração ao 64° de circulação ininterrupta, o Jornal O PROGRESSO está realizando, em Campo Grande, um circuito de exposição de suas capas históricas, que teve início na semana passada na Assembleia Legislativa e abre hoje na Unigran Capital, com o objetivo de apresentar à sociedade sul-mato-grossense os principais fatos registrados desde 21 de abril de 1951, quando saiu a primeira edição do diário em Dourados, com notícias daquela cidade e região e que depois foi ampliando a circulação para outros municípios do Estado, chegando a 57 cidades de Mato Grosso do Sul.

A iniciativa da diretora-presidente do jornal, Adiles do Amaral Torres, e suas filhas, a diretora executiva June Angela Torres e Blanche Torres, surgiu da parceria firmada com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que digitalizou todo o conteúdo do diário mais antigo de Mato Grosso do Sul e foi realizada uma seleção das capas que resumem os momentos históricos destes 64 anos.

Coordenadora da mostra em Campo Grande, June Torres fez questão de agradecer ao deputado estadual Laerte Tetila, pela indicação da exposição na Assembleia Legislativa, e ao presidente daquela Casa de Leis, pela cessão do espaço para apresentar ao público que participa das sessões legislativas e de eventos naquele espaço, uma mostra do que O PROGRESSO vem divulgando há 64 anos.

O curador da Exposição de Capas Históricas de O PROGRESSO, o artista plástico e produtor cultural Jonir Figueiredo, destacou o apoio que recebeu da equipe do Cerimonial da Assembleia Legislativa para a montagem da mostra, que permaneceu naquele espaço até a tarde de sexta-feira. “Realizamos na Assembleia uma exposição histórica, que chamou a atenção de todos e foi elogiada por quem reviveu alguns momentos descritos nas capas, e outros que conheceram parte da história de nosso Estado”, afirmou Jonir.

Ele providenciou a montagem da mostra no saguão da Unigran Capital durante o final de semana e desde a manhã de hoje os acadêmicos e professores da instituição já puderam conhecer o trabalho que será apresentado em outras três universidades de Campo Grande, com encerramento no Centro Cultural José Octávio Guizzo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. “Estendemos o convite para a inauguração da mostra na Unigran a todos os campo-grandenses que desejam conhecer um pouco da história de nosso Estado pelo Jornal O PROGRESSO”, convida o curador.

O tenente-coronel PM Alírio Villasanti Romero, atual presidente da Associação dos Oficiais Militares de Mato Grosso do Sul (AOFMS), que residiu em Dourados na década passada, onde foi subdiretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), muitas vezes citado em reportagens do jornal e outras vezes como fonte de informações, pelo seu cargo, elogiou a iniciativa de destacou O PROGRESSO como um dos órgãos de comunicação mais importantes do Estado.

A abertura da Exposição de Capas Históricas de O PROGRESSO na Unigran Capital será às 19h de hoje, com performance da cantora, compositora, escritora e multi-instrumentista Lenilde Ramos, que, na oportunidade, vai autografar seu livro História Sem Nome, sobre sua convivência no Hospital São Julião.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-