21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Olarte nomeia mil cargos e concursados continuam fora

- Publicidade -

11/06/2014 08h38 – Atualizado em 11/06/2014 08h38

Prefeito Olarte nomeia mais de mil cargos em três meses de administração, denuncia vereadora

Concursados aguardam chamada há anos

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) afirmou em pronunciamento na Câmara Municipal de Campo Grande, ontem, que o prefeito Gilmar Olarte já nomeou 1266 cargos comissionados, sem concurso público, até maio desse ano.

Para a vereadora, que prometeu enviar as relações para o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado, a quantidade de nomeações não condiz com a boa aplicação dos recursos públicos e por isso deve ser investigada. “Hoje quando toda a sociedade está atenta aos gastos públicos e exige serviços de qualidade não podemos admitir tamanha gastança sem controle e muitas vezes por razões obscuras”, concluiu.

O levantamento realizado pela vereadora identificou que só na Secretária de Governo foram nomeados 362 cargos, grande parte deles com rendimentos acima de R$ 3 mil. Só em cargos de direção e chefia, símbolo DCA 1, foram nomeados 9 cargos com salários de mais de R$ 10 mil. “Essa secretaria é eminentemente política, com uma pequena estrutura, seu espaço físico não comporta tanta gente”, afirmou a vereadora. Luiza fez ainda um desafio para que os vereadores fossem a Secretaria para ver quantos funcionários estavam realmente trabalhando.

Outras secretarias também chamaram atenção, na Secretaria de Administração, de março a maio desse ano, já foram nomeados 94 cargos. Já na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano foram nomeados 74 comissionados.

Em teoria os cargos comissionados servem para que os administradores públicos possam se cercar de pessoas com quem têm afinidades políticas ou projetos em comum, mas na prática o que se vê é o uso dos cargos para barganhas e acertos políticos. “O Estado em todos os níveis deve reduzir o número de comissionados, promovendo concursos e valorizando o servidor de carreira, só assim melhoraremos o atendimento ao público e garantiremos que o município atue de maneira republicana”, afirmou a vereadora.

Concursados aguardam há anos a nomeação

A situação não é a mesma para os profissionais que passaram nos concursos públicos promovidos pela prefeitura nos últimos anos e que ainda esperam pela convocação. É o caso, por exemplo, dos fiscais de trânsito, que desde 2010 esperam ser chamados.

Outra categoria que está nessa situação é a dos músicos da Orquestra e da Banda Municipal que já tiveram seus concursos prorrogados e continuam na esperança de serem chamados até julho desse ano. “A explicação dada pela prefeitura para não convocar os aprovados, dizendo que corre o risco de gastar mais do que é permitido constitucionalmente com a folha de pagamento não condiz com os números apurados. Afinal é uma contradição não nomear os concursados e por outro lado pagar salários elevados a funcionários que muitas vezes não tem função na administração pública”, concluiu Luiza.

Vereadora Luiza Ribeiro (PPS) afirmou em pronunciamento na Câmara Municipal de Campo Grande, ontem, que o prefeito Gilmar Olarte já nomeou 1266 cargos comissionados, sem concurso público, até maio desse ano.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights