16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Sábado tem “Crianceiras” no Municipal de Dourados

- Publicidade -

04/09/2014 06h21

O espetáculo musical “Crianceiras”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, será encenado sábado, no Teatro Municipal de Dourados. A peça concebida pelo músico sul-mato-grossense Márcio de Camillo terá duas sessões: às 15h30 e 17h30.

Sucesso de público em Mato Grosso do Sul e, em outros estados, “Crianceiras”, parte das iluminuras da artista plástica Martha Barros, constituindo num projeto de dança, canções, imagem. Todas as cenas são construídas a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas que, delicadamente, no desenrolar das intrigas, caçam jeitos inesperados para a liberdade dos curiosos personagens Bernardo, Sabastião, Caranguejo Se Achante, Sombra-Boa, entre outros.

O espetáculo traz linguagens múltiplas e interage com as crianças no mundo das artes da literatura, da música, do teatro, do cinema de animação e da tecnologia digital e agrada a todas as idades, todos se rendem ao humor, às brincadeiras com as palavras e à profundidade de Manoel de Barros.

“O “Crianceiras” é uma homenagem que fiz a todas as crianças, porque eu queria ensinar para minha filha poesia de um jeito diferente”, conta Márcio. O diretor Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento de Teatro de Animação, aponta as singularidades da concepção do musical. “Ás vezes, quando você faz uma peça para crianças, acaba tendo ideias muito preconceituosas sobre o que é uma criança. Em “Crianceiras”, não há condições ou facilidades. Há um entendimento da criança como ser humano capaz de poesia, porque toda criança nasce poeta”, argumenta.

“Crianceiras”, da Criatto Produções, estreou em Campo Grande em 2011 e já foi apresentada em festivais de teatro, como o Sesi Bonecos do Mundo, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, II Bienal do Livro de Brasília, circuito do Serviço Social do Comércio de São Paulo, em cidades como Bauru, Sorocaba e Santos, atingindo um público superior a 75 mil espectadores.

Amanhã, o espetáculo será apresentado para quatro escolas particulares de Dourados, em dois horários: às 14h e 16h. As sessões no Teatro Municipal de Dourados integram o projeto Escola. As unidades de ensino receberam o CD “Crianceiras” que foi indicado em 2012, como melhor álbum infantil pelo Prêmio da Música Brasileira. O projeto musicado por Márcio de Camillo, também tem sido veiculado através de inserções animadas no canal por assinatura Gloob.

“Crianceiras” é uma realização da Sparta Produções. “A vinda do espetáculo para Dourados é devido à inquestionável qualidade técnica e artística da rica obra poética de Manoel de Barros”, ressalta o produtor da Sparta, André Damus.

Os convites estão à venda na Livraria Canto das Letras (Shopping Avenida Center) e Tangerinne (Avenida Presidente Vargas, 615), por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia entrada). Outras informações pelo telefone (67) 8108-0045.

Todas as cenas do “Crianceiras” são construídas a partir do brincar dos intérpretes com a palavra do poeta musicada em interação com imagens físicas e projetadas. (Foto: Everson Tavares)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights