22 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Senai qualifica mais 634 alunos em 29 cursos do Pronatec

- Publicidade -

05/06/2014 08h01 – Atualizado em 05/06/2014 08h01

Na segunda-feira (9), às 14h, no Ginásio Dom Bosco, serão entregues os certificados para formandos como Amoz da Silva, que já está no mercado

Buscar uma formação profissional e melhorar as perspectivas no mercado de trabalho motivaram Amoz Barbosa da Silva, 26 anos, a fazer o curso de mecânico de motocicleta oferecido pelo Senai, no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), em Campo Grande (MS). “A qualificação representa muito mais do que um diploma. Foi a oportunidade de sair do mercado informal, em que vendia salgados e acordava às 4 horas todos os dias, para um trabalho que melhorou minha renda, me motiva a conquistar meu espaço e a pensar em um futuro melhor”, disse o funcionário da Moto 13, de Campo Grande (MS).

Ele é um dos 634 alunos de 29 cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai no âmbito do Pronatec, que serão certificados nesta segunda-feira (09/06), a partir das 14 horas, em solenidade que será realizada no Ginásio Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Nesse total estão incluídos alunos do Senai nas cidades de Campo Grande, Sidrolândia, Anastácio e Nova Alvorada do Sul, que ofereceram, entre outros, os cursos de eletricista, encanador, pedreiro, instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia, mecânico de motocicletas, operador de computador, soldador, torneiro mecânico, confeiteiro, masseiro, mecânico de automóveis, mecânico de máquinas agrícolas, operador de retroescavadeira e costureiro industrial do vestuário.

Outro caso de sucesso é a instrutora de costura Elisângela Rodrigues da Silva, 31 anos, que se formou no curso de qualificação de modelista do Senai, também no âmbito do Pronatec, na Capital. Ela conta que trocou os afazeres do lar para buscar uma vaga no mercado de trabalho, conquistando o crescimento pessoal e profissional que tanto almejava. “Assim que o curso terminou já fui chamada para trabalhar e quando tenho tempo ainda faço pequenos consertos de roupas em casa”, revelou a instrutora da FatecSenai Campo Grande, que de aluna passou a ser professora.

Já a estagiária Karina Balduino da Silva, 18 anos, encerra ainda neste ano o curso técnico de segurança do trabalho do Senai, também oferecido no âmbito do Pronatec, em Campo Grande, e comemora as boas oportunidades que a fase de estágio está proporcionando. “Com o curso, ganhamos mais maturidade para as decisões profissionais, começar a carreira com mais objetivo e pensar em se desenvolver com mais cursos e especializações”, comentou a estudante, que está fazendo estágio na Zortea Construções, em Campo Grande (MS).

De acordo com o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, em Mato Grosso do Sul, já forma formadas pela entidade, no âmbito do Pronatec, 9.825 alunos no período de 2012 a maio deste ano. “O Senai atua na formação profissional de acordo com a demanda das indústrias e permite o acesso desses alunos às indústrias. O Pronatec apresenta uma saída significativa para as pessoas, que se qualificam e melhoram sua condição de inserção no mercado de trabalho”, destacou, detalhando que em 2012 foram 1.789 concluintes, em 2013 mais 6.231 alunos e, até maio deste ano, 1.805 formandos em todo o Estado.

Pronatec

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o Pronatec tem como objetivo ampliar a oferta de cursos técnicos e de educação profissional, buscando incentivar a profissionalização dos jovens, ampliando a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – ACESSUAS Trabalho integra o rol de ações do Pronatec e prima pela integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho por meio de ações articuladas e mobilização social.

Isso demanda uma constante atualização profissional, envolvendo características como empreendedorismo, iniciativa, criatividade e habilidade, fundamentais para quem busca destacar-se dos demais. Na Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania de Campo Grande (SAS), o Pronatec está inserido na Divisão de Inclusão Produtiva (DIP), cujos principais objetivos são motivar a capacitação profissional, promover a autonomia e a melhoria da qualidade de vida dos usuários da assistência social.

Os cursos de qualificação profissional são de responsabilidade dos governos estaduais e municipais, ofertados gratuitamente pelo Sistema S – Senai, Senac, Senar e Sest/Senat. Os cursistas são beneficiados com assistência estudantil durante o período letivo, com recursos do Governo Federal.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights