16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Vereador e mais 3 pessoas são denunciados por crime eleitoral

- Publicidade -

27/10/2014 06h57 – Atualizado em 27/10/2014 06h57

Vereador e mais três são denunciados por crime eleitoral

Elvio Lopes

A eleição do segundo turno, para a Presidência da República e Governo do Estado em Campo Grande foi uma das mais tranqüilas dos últimos anos, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que até o final da votação, na tarde de ontem, havia trocado apenas uma urna eletrônica que apresentou defeito e registrado poucas ocorrências de denúncias eleitorais.

Uma eleitora do Bairro Monte Castelo reclamou que seu voto ter sido registrado nulo e outros três constataram que outros eleitores assinaram a súmula eleitoral em seus nomes, em uma seção eleitoral no Jardim Aero Rancho, apenas quatro pessoas, entre as quais um vereador, foram encaminhadas à Superintendência da Polícia Federal na Capital e um candidato a governador, o senador Delcídio do Amaral (PT), foi advertido por promover aglomeração de pessoas no interior de uma seção eleitoral no Conjunto Maria Aparecida Pedrossian.

Desde o início dos trabalhos, o TRE substituiu apenas uma urba eletrônica, na Escola Estadual Izaura Higa, na Vila Cidade Morena, que apresentou defeito. Outras urnas apresentaram apenas falta de material, como bobinas, que foram providenciadas e normalizaram os trabalhos na Capital.

Na Escola Estadual Etalívio Pereira Martins, no Bairro Monte Castelo, uma eleitora reclamou que teve os votos para governador e presidente anulados, depois que digitou os números, mas teriam aparecido na tela números inválidos. Ela pediu ajuda aos mesários e foi orientada a corrigir, quando a urna teria registrado seu voto como nulo. A reclamação foi constada em ata da seção.

Na Escola Estadual Zélia Quevedo Chaves, no Jardim Aero Rancho, um dos mais populosos bairros da Capital, pelo menos três eleitores constaram que, na súmula da eleição, outras pessoas assinaram no local destinado às suas assinaturas. Um dos eleitores ainda conseguiu o comprovante da votação, porém, os outros dois, mesmo votando, tiveram que assinar ao lado das outras assinaturas e devem requerer o comprovante no TRE, pela internet.

MUDANÇA

Em razão do temporal que destruiu parte das instalações da Escola Municipal José Dorileo de Pina, no Jardim Monumento, na região das Moreninhas, na manhã de quarta-feira passada (22), as seções foram transferidas para outro local, a Escola Municipal Leire Pimentel de Carvalho, no Jardim Colibri, onde foram instaladas as quatro seções eleitorais. Os eleitores não tiveram dificuldades para votar porque o TRE providenciou uma placa na escola interditada e divulgou o novo local de votação pelos meios de comunicação.

DETENÇÕES

O vereador Ayrton de Araújo (PT), foi denunciado no início da tarde de ontem por suposta boca de urna em frente à Escola Estadual José Barbosa Rodrigues, no Jardim Universitário e encaminhado à Polícia Federal, onde foi ouvido e liberado. Ele negou a acusação e afirmou que o autor da denúncia terá que provar a acusação.

Também no começo da tarde, na em frente à Escola Nova Geração, no Bairro Taveirópolis, duas mulheres – mãe e filha – foram detidas e encaminhadas à Polícia Federal sob a suspeita de boca de urna e aglomeração e também ouvidas e liberadas. Elas trajavam camisetas vermelhas e estariam abordando eleitores, quando um promotor de Justiça que passava pela seção eleitoral percebeu a aglomeração, solicitou que as mulheres se dispersassem e, não atendido, comunicou o fato à Polícia Militar, que encaminhou as duas para a PF.

A última denúncia por boca de urna levou um homem à Superintendência da PF por volta das 16h de ontem, depois de acusado da infração eleitoral em uma seção eleitoral da Escola Estadual 11 de Outubro, no Jardim Bonanza. Ele também foi ouvido e liberado.

CANDIDATO

O senador Delcídio do Amaral (PT), candidato a governador, também provocou um pequeno incidente na manhã de ontem, em uma seção eleitoral da Escola Estadual Waldemir de Barros, no Conjunto Residencial Maria Aparecida Pedrossian, onde provocou uma aglomeração de pessoas e foi advertido pelo servidor da Corregedoria do TRE para evitar a movimentação. O incidente foi registrado na ata da eleição daquela seção eleitoral.

Na Superintendência da Polícia Federal, apenas quatro pessoas foram ouvidas ontem por infrações eleitoraisFOTO: ELVIO LOPES

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights