18/04/2012 18h51 - Atualizado em 18/04/2012 18h51

Deputados de MS querem criar a Loteria da Saúde

 
Deputados assinam proposição de Mara Caseiro e George Takimoto Deputados assinam proposição de Mara Caseiro e George Takimoto

Dois deputados de Mato Grosso do Sul – Mara Caseiro (PTdoB) e George Takimoto (PSL) – propuseram nesta quarta-feira (18) a criação da Loteria da Saúde, por meio de indicação encaminhada à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Ereda.

O objetivo é fomentar a arrecadação de recursos voltados para a saúde, já que hoje estados e municípios dispõe de verba insuficiente para dar um atendimento digno à população. Pela proposta, a Lotosaúde deve funcionar nos moldes da Loteria Esportiva.

Mara Caseiro ressaltou que a Emenda 29, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, não trouxe respostas aos desafios do setor, que necessita de novas alternativas de financiamento.

“Vamos buscar o apoio dos nossos deputados federais e senadores, porque entendemos que esta loteria pode se constituir em uma importante fonte financeira para a saúde. Pode não resolver tudo, mas com certeza é um suporte a mais para os gestores do SUS”, enfatizou a parlamentar, destacando que a indicação foi subscrita pelos outros 22 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul.

A proposta prevê ainda que os valores arrecadados pela loteria serão aplicados nos próprios estados onde ocorrer a arrecadação, deduzidos os impostos e os custos da premiação.

Mara Caseiro destacou que a Lotosaúde não só é uma boa ideia para levantar recursos para o setor sem que o cidadão precise ser onerado com mais impostos, mas aproveita a cultura da aposta que é tão forte no Brasil.

“Alguns deputados inicialmente tiveram dúvidas a respeito desta proposta, porque está ligada ao jogo, à aposta, mas depois entenderam que é uma boa saída para a saúde do nosso Estado e do nosso País, aproveitando essa cultura do povo brasileiro, que gosta de fazer uma fezinha”, concluiu.

Envie seu Comentário