Bimboo

 

Previsão do Tempo

Dourados
+20°C
11/07/2012 16h56 - Atualizado em 11/07/2012 16h56

Festival de Inverno de Bonito amplia espaços e celebra Manoel de Barros

 

Com sua programação já finalizada, o 13º Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul e que acontece de 25 a 29 de julho, terá mais atrações, novos espaços e homenagem interativa ao poeta Manoel de Barros.

Este ano o Festival ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas do grande Manoel de Barros.

As primeiras atrações confirmadas para o 13º Festival de Inverno de Bonito foram os artistas do Estado selecionados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: Karina Marques, Jerry Espíndola e Beatles Maníacos, na quinta-feira, 26 de julho; banda Naip, na sexta, 27 de julho e Maria Cláudia e Marcos Mendes no sábado, 28 de julho. Eles se apresentam no Palco Fala Bonito.

Os selecionados na área de dança, teatro e circo se apresentam no Palco das Águas, que também fica na Praça da Liberdade: "Maria, Madalena", espetáculo de dança do Conectivo Corpomancia e “Os Corcundas”, peça teatral do Circo do Mato, se apresentam na quinta (26 de julho); na sexta (27 de julho) a Cia. Isa Yasmin de Dança apresenta o espetáculo “Dançar, Pulsar”; no sábado (28 de julho) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “Tekoha Ritual de vida e morte do Deus pequeno”.

Os artistas nacionais se apresentam tanto no Palco Fala Bonito quanto na Grande Tenda, maior espaço de apresentações do Festival de Inverno: no dia 25 (quarta) as atrações são Sérgio Reis (Fala Bonito) e Alcione (Grande Tenda); dia 26 (quinta) é a vez de Maria Rita (Grande Tenda); 27 de julho (sexta) se apresentam Nando Reis (Fala Bonito) e Monobloco (Grande Tenda); no sábado, 28 de julho, encerram a noite Roberta Sá (Fala Bonito) e O Rappa (Grande Tenda).

Manoel de Barros

O túnel temático do Festival de Inverno de Bonito de 2012 faz justa homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. Se em edições anteriores o evento abordou temas como a terra, as águas, a fauna e a flora pantaneira, dessa vez a poesia ganha o espaço para que o público visitante possa “sonhar acordado”, percorrendo um espaço mágico, de sonhos, lúdico e poético, como se navegasse em um cosmo imaginário.

 
Manoel de Barros é o grande homenageado Manoel de Barros é o grande homenageado

Ele não será apenas um túnel contemplativo. O visitante não passará imune ao conteúdo que recheia esse espaço, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta.

São 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0m de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura, com tecidos e vinis, serão montados flocos que se assemelham a nuvens e instalados 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.

Todas as Artes

A exposição de Artes Plásticas contará com obras do paulistano Claudio Tozzi, que utiliza ícones visuais – parafusos, escadas, fragmentos de objetos, símbolos tropicais, espaços urbanos etc. – e os desconstrói, captando seus aspectos essenciais, revelando-se, desta forma, artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por vertentes construtivas e conceituais.

A Galeria do Festival contará ainda com as mostras "Empapelando", instalação-interação e oficina de papel da artista plástica Fernanda Castanho e "Queda D'água", instalação e oficina de brinquedos com sucata, da arte-educadora Léo Stinghen.

Já a Galeria Bonito apresenta um panorama da produção artística produzida na cidade, com as artistas convidadas Alessandra Mastrogiovanni, Lenice Rocha e Neide Martins.

O auditório Kadweu, no Centro de Convenções de Bonito, será o palco das exibições de cinema e das oficinas de fotografia gratuitas, tudo organizado pela Fundação de Cultura. Diariamente será disponibilizado o “Trenzinho, que levará o público até o local, gratuitamente.

A mostra da videomaker Gabi Dias contará com 25 curtas; já a mostra do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental contará com 7 exibições; a Mostra Manoel de Barros terá dois filmes apresentados e a mostra RUA - Registros Urbanos Audiovisuais, com videomakers diversos do Estado, terá 22 exibições.

Nas ruas e praças a arte permanece ativa. Durante o 13º Festival de Inverno de Bonito artistas de rua prometem encantar o público levando espetáculos que interagem com as pessoas e apresentam a criatividade artística aliada à diversão. As performances não têm lugar certo para acontecer, estão programadas em vários pontos e podem acontecer simultaneamente com outras programações.


Envie seu Comentário

Antes de escrever seu comentário, Atenção! O Dourados Agora não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!
Restamcaracteres. * Obrigatório
 

As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Copyright © 2011 - DouradosAgora - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Lobo Tecnologia&Internet

logo-bimboo