15.5 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Força aguarda liminar para entrar em área; produtores denunciam emboscada

- Publicidade -

09/12/2014 09h21 – Atualizado em 09/12/2014 09h21

Do Caaraponews

Equipes da Força Nacional estão em Caarapó aguardando uma liminar para entrarem em uma propriedade rural invadida por cerca de 50 indígenas na manhã de domingo.

A etnia da tribo ainda é desconhecida e suspeita-se que os índios tenham vindo de outra área desocupada na vizinha Dourados e se instalaram próximo à fazenda Nossa Senhora Aparecida, no local conhecido como “Toca do Jacaré”, que é chamado pelos indígenas de “Tey Juçu” (aquilo que sempre foi) e que, segundo eles, pertencem à totalidade da Tekoha Guaçu (grande território) que se estende para além da aldeia de Tey Kue.

Conforme já noticiado pelo CaarapoNews, o proprietário da fazenda, Ademir Bachi, planta soja no local e foi alvo de uma emboscada na tarde de domingo, juntamente com o vizinho e também produtor Olavo Caneppele e sua família. Ontem, um grupo de produtores rurais foram até o local para ver como estava a situação e, segundo a polícia, teriam sido recebidos à bala pelos indígenas, sendo que um dos disparos teria acertado de raspão uma caminhonete.

Com a chegada de mais produtores os indígenas recuaram e retornaram para o acampamento instalado na propriedade invadida. O grupo promete resistir. Os Kaiowá reiteram que não deixarão o local até a finalização dos estudos sobre o território na propriedade ao qual julgam ser deles por direito. A chegada de mais de 600 indígenas oriundos historicamente deste território é esperada pelo grupo Kaiowá, nos próximos dias.

De acordo com o produtor Olavo Caneppele, desde a emboscada que sofreu no final de semana com sua família, ele tem procurado auxilio das forças policiais para que o conflito seja resolvido de maneira pacifica, mas não tem obtido êxito até o momento. “Fiquei o dia todo na polícia e a Força Nacional nos diz que só podem ir até o local com ordem de Brasília, eles estão pouco se lixando conosco”, desabafou.

Caneppele também relatou que os produtores tem um bom relacionamento com os indígenas da Te’Yikuê e que os índios que teriam invadido a propriedade são de outra localidade.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights