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quinta-feira, 18 de abril de 2024

Geraldo Resende cobra extensão da Ferrovia Norte-Sul para Dourados

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11/06/2015 09h45 – Atualizado em 11/06/2015 09h45

O deputado federal Geraldo Resende (PMDB), vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, está cobrando, do Ministério dos Transportes, o compromisso de apresentar o estudo de construção do ramal da Ferrovia Norte Sul, partindo de Estrela D’Oeste (SP), passando por Dourados e Maracaju (MS). O parlamentar contestou a divulgação feita pelo Governo Federal, que apresentou proposta de concessão do trecho da Norte Sul, diferente daquele em análise há mais de quase dois anos.

“Está em estudo no Ministério dos Transportes, com previsão de apresentação no próximo dia 30, a concessão para construção e administração do ramal da Norte-Sul, no trecho que partirá da cidade de Estrela D’Oeste (SP), passando por Panorama (SP), Brasilândia (MS), Santa Rita do Pardo (MS), Bataguassu (MS), Nova Andradina (MS), Angélica (MS), Deodápolis (MS) e Dourados (MS). Agora, o Governo Federal divulga a futura concessão até, somente, o município de Três Lagoas”, afirmou.

Geraldo Resende também contestou as políticas utilizadas para as concessões dos trechos de ferrovias previstas na nova etapa do Programa de Investimentos em Logística, que foi lançado pelo Governo Federal na terça-feira (9). Segundo o programa, serão leiloados seis trechos de ferrovias, entre eles, parte da Norte-Sul que ligará Anápolis (GO), Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas (MS).

Para o parlamentar, que também é vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias, as políticas utilizadas prejudicam o setor econômico de Mato Grosso do Sul, já que não contemplam os principais municípios do Estado.

Como conseqüência, o deputado cobrou explicações, por meio de ofícios enviados quarta-feira, 10, aos órgãos responsáveis pelos estudos de viabilidade e pelas concessões. “Já entrei em contato com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, além do Ministério dos Transportes, para que se manifestem em relação a esta diferença”, afirmou o parlamentar.

Segundo o programa, na lista dos projetos estão, além de trechos da Ferrovia Norte-Sul, a construção de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), além da Ferrovia Transoceânica, em parceria com o Peru, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico.

Desde 2012, Geraldo luta para que a cidade de Dourados seja contemplada com ramais de duas rodovias, a Norte-Sul e a Ferroeste, as quais podem ligar Mato Grosso do Sul a diversos Estados. O deputado já realizou audiências públicas na cidade e já acionou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar estes projetos.

Logística

Geraldo também criticou execução dos projetos do Programa de Investimentos em Logística que, segundo ele, “ficam apenas no papel”. Além da concessão de ferrovias, a nova etapa do programa prevê o leilão de trechos de rodovias, além da privatização de portos e aeroportos. Segundo o Governo Federal, o investimento total deve chegar a R$ 198,4 bilhões.

“Este lançamento nada mais é do que um programa requentado, muito semelhante ao que foi lançado em 2012. A execução do programa é frustrante, tendo em vista que apenas 35% dos investimentos previstos serão realizados ainda nos próximos três anos do atual governo, como já aconteceu”, concluiu Geraldo Resende.

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