22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MST ocupa usina desativada para fortalecer reforma agrária

- Publicidade -

12/01/2015 14h18 – Atualizado em 12/01/2015 14h18

Da redação

Cerca de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra de Mato Grosso do Sul (MST/MS), ocuparam uma área da Usina Sucroenergética Agrisul Agrícola unidade de Mato Grosso do Sul, no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande e montaram um novo acampamento visando a Reforma Agrária e a criação de um novo assentamento no local.

A usina está desativada há cerca de três anos, possui sérios problemas trabalhistas, onde cerca de 700 ex-funcionários reivindicam os pagamentos de dívidas e o acerto de salários vencidos, as dívidas individuais dos trabalhadores passam de 80 mil reais, além do não pagamento de questões como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O Ministério Público do Trabalho estima que a usina CBAA/Agrisul, do usineiro José Pessoa, possui uma dívida em torno de R$ 1 bilhão com bancos, fisco, fornecedores e encargos trabalhistas.

São nove mil hectares de área, com quatro mil de terras devolutas, que são terrenos públicos, ou seja, propriedades públicas que nunca pertenceram a um particular, mesmo estando ocupadas.

A área foi escolhida pelo movimento, pois além de improdutiva, a usina que foi construída com recursos federais do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) está totalmente abandonada e sucateada. Atualmente somente treze funcionários continuam contratados para fazer a guarda do local.

O MST/MS está reivindicando a Reforma Agrária das terras da usina e continuará fortalecendo o novo acampamento no local. As informações são de que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) já fez a vistoria do local para averiguar se a área é ou não improdutiva e o movimento está acompanhando o processo no aguardo de uma resposta positiva que permitirá que mais famílias tenham acesso a terra e a uma vida digna em Mato Grosso do Sul.

A área de ocupação fica na usina sucroenergética Agrisul Agrícola unidade de MS, no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia.Foto: DIvulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights