26.2 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Observatório da Fronteira acompanha vistoria do Sisgfron

- Publicidade -

31/10/2014 09h33 – Atualizado em 31/10/2014 09h33

Observatório da Fronteira acompanha ministro em vistoria do Sisgfron

O Observatório da Fronteira, que é uma atividade de extensão da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acompanhou a vistoria do ministro da Defesa, Celso Luiz Nunes Amorim, às instalações do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – SISFRON em Dourados.

Durante o evento, o Ministro acompanhou direto do Centro de Operações da Brigada Guaicurus ações de monitoramento e vigilância da fronteira em tempo real, bem como lhe foram repassadas, pelo Comando Militar do Oeste e pelo Centro de Comunicações do Exército (COMGEX), informações de como o sistema poderá integrar informações a serem compartilhadas por todas as forças de segurança pública, e dar suporte ao Plano Estratégico de Fronteiras do Governo Federal.

A convite do Comandante da Brigada Guaicurus, General de Brigada Rui Yutaka Matsuda, participaram da apresentação e atividades da visita do Ministro os professores Hermes Moreira Jr. e Márcio Augusto Scherma, do curso de Relações Internacionais da UFGD, e Franz Maciel Mendes, Presidente da Comissão Pró Duplicação da Avenida Guaicurus e Administrador da UFGD. Segundo o professor Scherma, coordenador do Observatório da Fronteira, “ações de inteligência e vigilância, atreladas à cooperação técnica em áreas sociais como educação e saúde, e vinculadas à promoção de investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico podem fortalecer os laços entre os países vizinhos e contribuir com as políticas de integração e segurança nas regiões de fronteira”.

De acordo com o professor Hermes, o investimento do SISFRON, que ultrapassa a casa dos 10 bilhões de reais, e conta com aproximadamente 75% de equipamentos e sistemas de conteúdo nacional, será fundamental na promoção do desenvolvimento tecnológico e científico em todo o Brasil: “Todas as empresas vinculadas a essa cadeia produtiva atuam em diversos setores da economia, e suas tecnologias terão uso dual, com aplicação militar e civil, além da geração direta e indireta de emprego e renda em território nacional”.

O Observatório da Fronteira busca, por meio de metodologias de análise de conjuntura e construção de cenários,oferecer subsídios para a tomada de decisão de agentes públicos e privados de acordo com um planejamento estratégicoadaptado às características de nossa região. O general Matsuda tem estimulado a aproximação entre os militares e a universidade por meio de uma série de atividades entre os pesquisadores do Observatório e oficiais da Brigada Guaicurus.

O curso de Relações Internacionais da UFGD destaca, ainda, o gentil convite do Gabinete do Ministério da Defesa e a cordialidade do Ministro em receber os estudantes do Centro Acadêmico do Curso de Relações Internacionais da UFGD, CARI-Celso Amorim, fundado no ano de 2010 e que, à época, optou por homenagear o então Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Celso Amorim.

Observatório da Fronteira acompanha vistoria do Sisgfron

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights