24.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Semana do Tribunal do Júri tem designados 115 julgamentos

- Publicidade -

15/03/2014 20h09 – Atualizado em 15/03/2014 20h09

Semana Nacional do Tribunal do Júri tem designados 115 julgamentos

No período de 17 a 21 de março, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul estará mobilizado para julgar 115 processos de crimes dolosos contra a vida com denúncias recebidas até 31 de dezembro de 2009. A ação, denominada Semana Nacional do Tribunal do Júri, tem objetivo de diminuir estoques de ações penais desta modalidade em tramitação em todo o país.

A abertura da Semana no judiciário sul-mato-grossense será em Dourados, no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), no dia 17, às 8 horas. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça, Odemilson Roberto Castro Fassa, designado para acompanhar a execução do Planejamento Estratégico e do Plano de Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça em MS, estará em Dourados para o início das atividades. Estarão presentes também os outros gestores da Meta Enasp (Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública) em MS: representando Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Civil.

Das 52 comarcas de MS, Dourados tem o maior número de feitos a serem solucionados, sendo 29 processos em andamento e 55 suspensos. De acordo com o juiz Odemilson, este é o motivo de ter sido indicada como a comarca da Meta Enasp e receberá uma força-tarefa coordenada pelo TJMS, na tentativa de julgar o maior número possível de feitos desta natureza.

De maneira geral, “a ideia é voltarmos o foco para os crimes dolosos contra a vida e afastar a sensação de impunidade de autores desses crimes, além de fornecer uma prestação jurisdicional mais célere”, explica o juiz auxiliar da Presidência.

Segundo o juiz Caio Marcio de Britto, da 4ª Vara Criminal de Dourados e responsável pela coordenação e realização das 14 sessões de júri designadas na comarca, a ação terá continuidade até outubro, data limite para cumprir a meta. Segundo o magistrado, júris são processo peculiares, dependentes de uma “engrenagem”, com participação dos jurados convocados, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Promotoria, e sempre se faz o possível para julgar e dar respostas positivas para a sociedade.

O juiz destaca como salutar e merecedora de aplausos a Semana Nacional do Tribunal do Júri e lembra: “esse é um momento de todos estarem sensíveis e vestir a mesma camisa pela causa”. Para a ação estão mobilizados em todo o Estado mais de 2.300 jurados, 43 magistrados e mais de 200 servidores, além de cerca de 50 promotores, dezenas de defensores, advogados e policiais. Dos 320 feitos em andamento hoje (13) e possíveis de julgamento, somente nesta semana serão julgados mais de um terço do total de processos crimes dolosos contra a vida.

Mutirão – As comarcas que realizarem mais julgamentos e tiverem melhor desempenho serão premiadas com o Selo Enasp – uma forma de incentivo aos juízes e uma demonstração de reconhecimento nacional.

Serão quatro selos: Bronze para a unidade judicial que realizar quatro sessões do júri; Prata para a unidade judicial que julgar 80% dos estoques de ações penais em tramitação e suspensas; Ouro para as unidades que liquidarem o estoque de ações penais em tramitação e suspensas; Diamante para os tribunais que julgarem 80% dos estoques de ações penais em tramitação e suspensas.

Das 52 comarcas de MS, Dourados tem o maior número de feitos a serem solucionados, sendo 29 processos em andamento e 55 suspensos. (Foto:Marcos Ribeiro)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights