21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Senado promoverá Fórum Nacional de Infraestrutura

- Publicidade -

12/02/2014 17h32 – Atualizado em 12/02/2014 17h32

Assessoria

A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI) vai promover nos dias 27 e 28 de março o Fórum Nacional de Infraestrutura, para agregar os estudos já feitos pela comissão em 2009 e 2010 – período em que teve como vice-presidente o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) – e inseri-los nas agendas das políticas econômicas, sociais e de desenvolvimento do governo.

A comissão pretende criar um novo espaço de mobilização periódica dos principais especialistas sobre a infraestrutura e reforçar o suporte de qualificação ao planejamento das ações do governo. Serão convidados especialistas, parlamentares e técnicos dos ministérios dos Transportes, Minas e Energia, Cidades, Planejamento e Integração Nacional.

A iniciativa de realizar o fórum foi elogiada por Delcídio.

“O importante é que ele vai discutir soluções e não fazer diagnósticos. Ninguém agüenta mais, no Brasil,ficar fazendo diagnósticos, enquanto as soluções não caminham”, ponderou o senador.

Delcídio ressaltou que o fórum vai abordar temas relevantes.

“Primeiro, a questão do transporte de passageiros, com a leitura da realidade atual nos municípios. Trataremos também da energia elétrica, que preocupa todos nós. Eu, particularmente, não vejo o cenário de suprimento de fornecimento de energia como muitas pessoas têm apregoado. A situação do sistema é delicada, mas muito longe de uma situação de racionamento. Vamos tratar também dos combustíveis, as defasagens, as dificuldades que a Petrobras enfrenta, o planejamento estratégico da empresa, a Lei do Gás – que foi uma grande conquista de um trabalho iniciado no Senado Federal, mas que ainda poucos resultados tem trazido para um setor tão importante que vem se desenvolvendo ao longo dos últimos anos”, pontuou o senador.

Delcídio destacou ainda a importância do fórum discutir mineração e as telecomunicações.

“Nós não podemos esquecer que está tramitando na Câmara o Novo Código Mineral , de extrema relevância na geração de riqueza do país e de interesse de vários estados brasileiros, além das questões das telecomunicações. Estamos vendo aí os desafios da Internet, as dificuldades da telefonia, especificamente a celular. Portanto é relevante essa discussão, além da questão do saneamento, abastecimento e irrigação”, avaliou.

O senador reiterou que as deficiências na infraestrutura acabam prejudicando a logística, que precisa ser melhorada.

“O maior desafio do Brasil continua sendo a logística. Se passaram anos e não encontramos até agora os caminhos necessários para que venhamos efetivamente a consolidar soluções perenes, principalmente atendendo a infraestrutura do nosso país. Nesse fórum, teremos oportunidade de falar desses temas, e se a logística não caminhar o Brasil não progride. Nós temos que cumprir o nosso papel no Senado, no sentido de mitigar os danos e procurar fazer com que a logística brasileira caminhe”, finalizou.

Senado promoverá Fórum Nacional de Infraestrutura

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-